Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/23443
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_RepresentacoesSociaisDesenvolviment.pdf478,08 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Representações sociais do desenvolvimento humano
Autre(s) titre(s): Social representations of human development
Auteur(s): Almeida, Ângela Maria de Oliveira
Cunha, Gleicimar Gonçalves
Assunto:: Representações sociais
Desenvolvimento humano
Educadores
Date de publication: 2003
Editeur: Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Référence bibliographique: ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira; CUNHA, Gleicimar Gonçalves. Representações sociais do desenvolvimento humano. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 147-155, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 04 maio 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100015
Résumé: Nesse estudo, interessou-nos conhecer os elementos das representações sociais do desenvolvimento humano em suas diferentes fases. Foi realizado um estudo orientado metodologicamente pela Teoria do Núcleo Central. Um questionário de categorização foi preenchido por 210 educadores distribuídos em quatro subgrupos (60 educadores de crianças, 60 de adolescentes, 60 de adultos e 30 de idosos). Além dos elementos constituintes das representações de desenvolvimento, esse estudo permitiu-nos identificar sua organização interna. Nossos resultados mostram que a criança foi associada com brincadeiras, inocência e dependência; o adolescente com transformações no corpo, crises existenciais e sexualidade; o adulto com produtividade, trabalho, estabilidade e, o idoso com sabedoria e experiência.
Abstract: The aim of this study was to identify elements of social representations about life-span development, guided by the Theory of the Central Core. A questionnaire was filled out by 210 educators, distributed in four groups (60 children educators, 60 adolescent educators, 60 adult educators and 30 senior citizen educators). The study allowed the idenfication of elements of social representations about development and its internal organization. The results indicated that the child was associated with games, innocence and dependence; the adolescent with body transformations, existencial crisis and sexuality; the adult with productivity, work, stability and the senior citizen with wisdom and experience.
Licença:: Psicologia: Reflexão e Crítica - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License(Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 04 maio 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100015
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/23443/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.