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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22904
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Title: Capital social, inovação, e spin-off nos clusters : um estudo sobre a influência da estrutura e natureza do capital social no setor de tecnología da informação no Brasil e Espanha
Other Titles: Capital social, innovación, y spin-off en los clusters : un estudio sobre la influencia de la estructura y naturaleza del capital social en el sector de la tecnología de la información en Brasil y España
Authors: Cardoso, Flávio Manoel Coelho Borges
Orientador(es):: Hoffmann, Valmir Emil
Martínez-Fernández, Maria Teresa
Assunto:: Relações interorganizacionais
Capital social organizacional
Inovação
Competitividade
Issue Date: 14-Mar-2017
Citation: CARDOSO, Flávio Manoel Coelho Borges. Capital social, inovação, e spin-off nos clusters: um estudo sobre a influência da estrutura e natureza do capital social no setor de tecnologia da informação no Brasil e Espanha. 2015. 228 f., il. Tese (Doutorado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Abstract: Um crescente interesse pelas relações interorganizacionais repousa sobre diferentes perspectivas. Este trabalho busca integrar quatro áreas-chaves para a competitividade das empresas: redes interorganizacionais, capital social, o spin-off e a inovação. A perspectiva de rede enfatiza o papel das redes sociais para explicar as ações econômicas da empresa. Por outro lado, outras perspectivas com foco na proximidade geográfica indicam que este influencia o capital social existente entre as empresas, em termos de frequência e intensidade dessas relações. Em particular, os modelos territoriais, como clusters, estudam o impacto da proximidade geográfica das empresas e instituições. O objetivo geral desta tese é determinar como a proximidade entre as organizações empresariais promove a intensidade das relações e facilita a troca de informação e conhecimento na relação entre a empresa-mãe e spin-off e sua influência no desempenho organizacional. Este objetivo foi decomposto em cinco objetivos específicos: a) Identificar se há uma relação entre empresas-mãe e seu spinoff nos clusters em estudo; b) Descrever a estrutura do capital social da relação entre a empresa-mãe e spin-off; c) Descrever a natureza do capital social na relação entre empresa-mãe e spin-off; d) Comparar o desempenho da relação empresa-mãe e spinoff com empresas que não são spin-offs nas aglomerações em estudo; e) Comparar os clusters estudados em relação ao desempenho da relação entre as empresas-mãe e spin-offs e dos não spin-offs. O estudo empírico para confirmar a proposta teórica apresentada foi realizado em dois clusters de tecnologia da informação e comunicação localizados no Brasil e no setor Espanha. Quanto aos aspectos metodológicos, foi aplicada a abordagem quantitativa, com a utilização de questionários. Para analisar os dados foi utilizada estatística descritiva e modelagem de equações estruturais para testar as hipóteses geradas com base no modelo adaptado para esta pesquisa. As principais conclusões obtidas foram as seguintes: a relação entre empresa-mãe e spinoff em clusters promove uma estrutura densa e laços fortes que facilitam o intercâmbio de conhecimentos, o que leva ao desenvolvimento de inovação nos clusters estudados. No entanto, o fato de a empresa-mãe se relacionar com o seu spinoff não apresentou melhor desempenho do que as empresas não mães com outras empresas. Portanto, pode-se dizer que a proximidade entre as organizações empresariais promove a intensidade das relações e facilita o intercâmbio de conhecimentos na relação entre a empresa-mãe e spin-off, mas não se pode dizer que significa mais inovação para a empresa-mãe. Acredita-se que, apesar das limitações e restrições da pesquisa, tanto a proposta teórica como os resultados obtidos representam uma contribuição importante para várias linhas de pesquisa. Este estudo melhora a compreensão para as empresas que estão em um cluster de negócios. A orientação empreendedora provou ser uma importante contribuição para o modelo, especialmente em relação ao desenvolvimento de inovações e para a relação empresamãe e spin-off. Finalmente, acredita-se que os resultados podem ter implicações para a formulação de políticas e linhas estratégicas tanto institucionais como empresariais.
Abstract: A growing interests in inter organizational relations rests on different perspectives. This work intends to integrate four key areas for business competition: inter organizational networks, social capital, spin-off and innovation. The network perspective emphasizes the role of social networks on explaining the economic actions of the company. On the other hand, different perspectives focused on geographic proximity indicate that it influences existent social capital between companies, in terms of frequency and intensity of these relationships. The territorial models, such as cluster, in particular, study the impact of geographic proximity of companies and institutions. The major aim of this thesis is to determine how the proximity between organizations promotes the intensity of relations and facilitates the information and knowledge exchange in the relationship between the mother company and the spin-off and its influence on the organizational performance. This aim has been split into five specific ones: a) to identify whether there is a relation between the mother company and the spin-off on the clusters under study; b) to describe the structure of the social capital on the relation between the mother company and the spin-off; c) to describe the nature of social capital on the relation between the mother company and the spin-off; d) to compare the performance of the relation between the mother company and the spin-off and between non spin-offs in the clusters under study; e) to compare the clusters studied concerning their performances between the mother companies and their spin-offs and non spin-offs. The empirical study to confirm the theoretical proposal presented was made in two communication and information technology clusters located in Brazil and in Spain. Concerning the methodology, quantitative methods were applied, making use of questionnaires. Descriptive statistics and structural equations modeling (SEM) were used to analyze the data and to test the hypothesis from the adapted model for this research. The main conclusions were: the relationship between the mother company and the spin-off in clusters promotes a dense structure and strong ties that facilitate the exchange of knowledge, which leads to the development of innovations in the studied clusters. The fact of the mother company relate to its spin-off, however, didn’t present better performance on the non mother companies with other companies. Therefore, it can be said that the proximity between organizations promotes the intensity of relations and facilitates the exchange of knowledge in the relationship between the mother company and the spin-off, but it cannot be said that that means more innovation to the mother company. It is believed that, despite the limitations and restrictions of the research, both the theoretical proposal and its results, represent an important contribution to several research lines. This study improves the comprehension to companies located on business clusters. The entrepreneurial orientation proved to be an important contribution to the model, especially in relation to the development of innovations and the relationship mother company and spin-off. Finally, it is believed that the results may have implications for policy formulation and strategic lines both institutional and business.
Resumen: Es creciente el interés por las relaciones interempresariales descansa en diversas perspectivas. En el presente trabajo se integran cuatro aspectos fundamentales para la competitividad de las empresas: las redes interorganizativas, el capital social, el spinoff y la innovación. La perspectiva de redes subraya el papel de las redes sociales para explicarlas acciones económicas de la empresa. Por otro lado, otras perspectivas centradas en la proximidad geográfica indican que ésta influye en el capital social existente entre las empresas, en cuanto a la frecuencia e intensidad de esas relaciones. Concretamente, los modelos territoriales como el cluster estudian el impacto de la proximidad geográfica de las empresas e instituciones. El objetivo general que se plantea en la presente tesis es determinar como la proximidad entre las organizaciones empresariales promueve la intensidad de las relaciones y facilita el intercambio de información y conocimiento en la interrelación entre la empresa-madre y spin-off y su influencia em el desempeño organizacional.Este objetivo se ha desgranado en cinco objetivos más concretos:a) Identificar si existe relación entre las empresas madres y sus spin-offs para los clusters en estudio; b) Describir la estructura del capital social de la interrelación entre la empresa madre y spin-off; c) Describir la naturaleza del capital social en la interrelación entre la empresa madre y spin-off;d) Comparar el rendimiento de la relación entre empresa madre y spin-off con las empresas que no son spin-offs para los clusters en estudio;e) Compararlos clusters estudiados en relación con el desempeño de la relación entre las empresas madres y spin-offs y no spin-offs. El estudio empírico realizado para confirmar la propuesta teórica planteada, se ha realizado en dos clusters del sector de la tecnología de la información y la comunicación localizados en Brasil y en España. Cuanto a los aspectos metodológicos se aplicó el enfoque cuantitativo, con el uso de cuestionarios. Para analizar los datos se utilizo estadística descriptiva y modelo de ecuaciones estructurales para poner a prueba las hipótesis generadas a partir del modelo adaptado para esta investigación. Las principales conclusiones que fueron obtenido han sido las siguientes: la relación entre la empresa-madre y su spin-off en clusters promueve una estructura densa y fuertes lazos que facilitan el intercambio de conocimiento, lo que conduce al desarrollo de la innovación en los clusters estudiados. Sin embargo, el hecho de la empresa-madre se relacionar con su spin-off no evidenciarón un mejor rendimiento que las empresas no madres con otras empresas. Por lo tanto, se puede decir que la proximidad entre las organizaciones empresariales promueve la intensidad de las relaciones y facilita el intercambio de conocimiento en la interrelación entre la empresa-madre y spin-off, pero nadie puede decir que significa más innovación para empresas madres. Se cree que, pese a las limitaciones y restricciones, tanto la propuesta teórica como los resultados obtenidos suponen una contribución relevante a diversas líneas de investigación. Este estudio mejora la comprensión para las empresas que están dentro de un cluster empresarial. La orientación emprendedora resultó ser una contribución importante para el modelo, especialmente en relación con el desarrollo de innovaciones y la relación de las empresas-madres y spin-off. Finalmente pensamos que los resultados pueden tener implicaciones en el diseño de políticas y de líneas estratégicas tanto a nivel institucional como empresarial.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2016.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.T.22904
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