http://repositorio.unb.br/handle/10482/22761
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2016_FelipeGuimarãesCortes.pdf | 3,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Gestão estratégica de pessoas no Legislativo Federal : desafios e possibilidades |
Autor(es): | Côrtes, Felipe Guimarães |
Orientador(es): | Meneses, Pedro Paulo Murce |
Assunto: | Administração pública Gestão de pessoas Poder Legislativo Administração pública |
Data de publicação: | 24-Fev-2017 |
Data de defesa: | 1-Dez-2016 |
Referência: | CÔRTES, Felipe Guimarães. Gestão estratégica de pessoas no Legislativo Federal: desafios e possibilidades. 2016. 286 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Em um cenário de reformas administrativas nos órgãos da administração pública, com uma consequente e gradual transição da gestão de pessoas (GP) de uma vertente funcional para uma mais estratégica, poucas foram as alterações gerenciais presenciadas no âmbito do Poder Legislativo, cujas organizações têm uma realidade mais permeada por aspectos políticos. Face a essa conjuntura, a pesquisa objetivou analisar a viabilidade de adoção dos princípios da gestão estratégica de pessoas (GEP) nas casas legislativas federais brasileiras, por meio de três estudos sequenciais e interdependentes. O Estudo 1 identificou 22 categorias de fatores interferentes, divididos em institucionais, políticos, organizacionais e setoriais, que poderiam condicionar a efetividade de uma eventual implementação dos princípios da GEP, com destaque para os de natureza política, que se revelaram os mais impactantes. A partir de tal resultado e para melhor compreender os efeitos da política sobre a GP no Legislativo Federal, o Estudo 2 consistiu de uma pesquisa bibliográfica pela qual foi realizada uma revisão da produção científica internacional envolvendo simultaneamente política organizacional (PO) e GP, identificando-se que há três grandes temas que orientam essas pesquisas: os efeitos da PO sobre a GP; os possíveis relacionamentos entre o uso de habilidades políticas e variáveis de GP; e a interface entre pressões institucionais, PO e GP. Com fundamento em tais descobertas e no arcabouço teórico sobre PO, o Estudo 3 possibilitou a identificação dos principais atores com que interagem as unidades de GP nessa realidade, bem como as interferências que exercem, os critérios utilizados para tanto e as habilidades dos dirigentes de GP relevantes nas relações estabelecidas. A partir da conjugação de todos os resultados, propôsse modelos teóricos, teórico-empíricos e definições constitutivas para as variáveis trabalhadas, que interpretados de modo integrado permitiram concluir que é possível a adoção de princípios da GEP no cenário estudado, desde que a área de GP e seus membros assumam uma postura ativa, com uso de habilidades políticas para a obtenção de suporte da alta administração e para o enfrentamento das condicionantes contextuais e políticas existentes no contexto legislativo. O trabalho contribuiu academicamente ao suprir uma lacuna de pesquisas sobre a GP no Legislativo, institucionalmente ao proporcionar ao Congresso Nacional um panorama contextual de GP e, profissionalmente, proporcionando insumos para as unidades de GP moldarem sua atuação. |
Abstract: | In a scenario of administrative reforms in public administration bodies, with a consequent and gradual transition from a functional role of human resource management (HRM) to a more strategic one, there were few managerial changes witnessed by the Legislative Branch, whose organizations have a reality more permeated by political aspects. Given this situation, the research aimed to analyze the feasibility of adopting the principles of strategic human resource management (SHRM) in Brazilian federal legislative houses, through three sequential and interdependent studies. Study 1 identified 22 categories of interfering factors, divided into institutional, political, organizational and sectoral, that could condition the effectiveness of an eventual implementation of the SHRM principles, especially those of a political nature, which proved to be the most preponderant one. From this result, and to better understand the effects of politics on HRM in the Federal Legislative, Study 2 consisted of a bibliographical research by which a review of the international scientific production involving both organizational politics (OP) and HRM was carried out, identifying that there are three main themes guiding this research: the effects of OP on HRM; the possible relationships between the use of political skills and HRM variables; and the interface between institutional pressures, OP and HRM. Based on these findings and the theoretical framework about OP, Study 3 enabled the identification of the main actors with which HR units interact in this reality, as well as the interferences they exert, the criteria used by them and the abilities of HR leaders that are relevant in the relations established. Based on the combination of all the results, theoretical and theoretic-empirical frameworks were proposed, as well as constitutive definitions for the variables studied, which interpreted in an integrated way allowed to conclude that it is possible to adopt the SHRM principles in the scenario studied, since the HR area and its members take an active stance, using political skills to obtain top management support and to address the contextual and political constraints that exist in the legislative context. The work contributed academically by filling a gap in HRM research focusing Legislative, institutionally by providing National Congress with a contextual overview of HRM and, professionally, providing inputs for HR units to shape their performance. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2016. |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.22761 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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