Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Meneses, Pedro Paulo Murce | - |
dc.contributor.author | Côrtes, Felipe Guimarães | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-24T20:33:30Z | - |
dc.date.available | 2017-02-24T20:33:30Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-24 | - |
dc.date.submitted | 2016-12-01 | - |
dc.identifier.citation | CÔRTES, Felipe Guimarães. Gestão estratégica de pessoas no Legislativo Federal: desafios e possibilidades. 2016. 286 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/22761 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2016. | en |
dc.description.abstract | Em um cenário de reformas administrativas nos órgãos da administração pública, com uma
consequente e gradual transição da gestão de pessoas (GP) de uma vertente funcional para uma
mais estratégica, poucas foram as alterações gerenciais presenciadas no âmbito do Poder
Legislativo, cujas organizações têm uma realidade mais permeada por aspectos políticos. Face a
essa conjuntura, a pesquisa objetivou analisar a viabilidade de adoção dos princípios da gestão
estratégica de pessoas (GEP) nas casas legislativas federais brasileiras, por meio de três estudos
sequenciais e interdependentes. O Estudo 1 identificou 22 categorias de fatores interferentes,
divididos em institucionais, políticos, organizacionais e setoriais, que poderiam condicionar a
efetividade de uma eventual implementação dos princípios da GEP, com destaque para os de
natureza política, que se revelaram os mais impactantes. A partir de tal resultado e para melhor
compreender os efeitos da política sobre a GP no Legislativo Federal, o Estudo 2 consistiu de uma
pesquisa bibliográfica pela qual foi realizada uma revisão da produção científica internacional
envolvendo simultaneamente política organizacional (PO) e GP, identificando-se que há três grandes
temas que orientam essas pesquisas: os efeitos da PO sobre a GP; os possíveis relacionamentos
entre o uso de habilidades políticas e variáveis de GP; e a interface entre pressões institucionais, PO
e GP. Com fundamento em tais descobertas e no arcabouço teórico sobre PO, o Estudo 3 possibilitou
a identificação dos principais atores com que interagem as unidades de GP nessa realidade, bem
como as interferências que exercem, os critérios utilizados para tanto e as habilidades dos dirigentes
de GP relevantes nas relações estabelecidas. A partir da conjugação de todos os resultados, propôsse
modelos teóricos, teórico-empíricos e definições constitutivas para as variáveis trabalhadas, que
interpretados de modo integrado permitiram concluir que é possível a adoção de princípios da GEP
no cenário estudado, desde que a área de GP e seus membros assumam uma postura ativa, com
uso de habilidades políticas para a obtenção de suporte da alta administração e para o enfrentamento
das condicionantes contextuais e políticas existentes no contexto legislativo. O trabalho contribuiu
academicamente ao suprir uma lacuna de pesquisas sobre a GP no Legislativo, institucionalmente ao
proporcionar ao Congresso Nacional um panorama contextual de GP e, profissionalmente,
proporcionando insumos para as unidades de GP moldarem sua atuação. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Gestão estratégica de pessoas no Legislativo Federal : desafios e possibilidades | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Administração pública | en |
dc.subject.keyword | Gestão de pessoas | en |
dc.subject.keyword | Poder Legislativo | en |
dc.subject.keyword | Administração pública | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.22761 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In a scenario of administrative reforms in public administration bodies, with a consequent and gradual
transition from a functional role of human resource management (HRM) to a more strategic one, there
were few managerial changes witnessed by the Legislative Branch, whose organizations have a
reality more permeated by political aspects. Given this situation, the research aimed to analyze the
feasibility of adopting the principles of strategic human resource management (SHRM) in Brazilian
federal legislative houses, through three sequential and interdependent studies. Study 1 identified 22
categories of interfering factors, divided into institutional, political, organizational and sectoral, that
could condition the effectiveness of an eventual implementation of the SHRM principles, especially
those of a political nature, which proved to be the most preponderant one. From this result, and to
better understand the effects of politics on HRM in the Federal Legislative, Study 2 consisted of a
bibliographical research by which a review of the international scientific production involving both
organizational politics (OP) and HRM was carried out, identifying that there are three main themes
guiding this research: the effects of OP on HRM; the possible relationships between the use of political
skills and HRM variables; and the interface between institutional pressures, OP and HRM. Based on
these findings and the theoretical framework about OP, Study 3 enabled the identification of the main
actors with which HR units interact in this reality, as well as the interferences they exert, the criteria
used by them and the abilities of HR leaders that are relevant in the relations established. Based on
the combination of all the results, theoretical and theoretic-empirical frameworks were proposed, as
well as constitutive definitions for the variables studied, which interpreted in an integrated way allowed
to conclude that it is possible to adopt the SHRM principles in the scenario studied, since the HR area
and its members take an active stance, using political skills to obtain top management support and to
address the contextual and political constraints that exist in the legislative context. The work
contributed academically by filling a gap in HRM research focusing Legislative, institutionally by
providing National Congress with a contextual overview of HRM and, professionally, providing inputs
for HR units to shape their performance. | en |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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