http://repositorio.unb.br/handle/10482/22596
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_LucianaMariaRodriguesGresta.pdf | 4,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Narrativas infantis em cena : uma experiência teatral no ensino fundamental |
Autor(es): | Gresta, Luciana Maria Rodrigues |
Orientador(es): | Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade |
Assunto: | Narrativa Teatro - prática Alteridade Teatro |
Data de publicação: | 15-Fev-2017 |
Data de defesa: | 29-Jul-2016 |
Referência: | GRESTA, Luciana Maria Rodrigues. Narrativas infantis em cena: uma experiência teatral no ensino fundamental. 2016. 119 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Este trabalho é uma pesquisação sobre a experiência da prática teatral com as crianças do quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Classe Santa Helena, em Sobradinho/DF. Procura compreender como as narrativas dessas crianças são transformadas em cenas, a partir dos jogos teatrais, das improvisações e experimentações. Para tanto, privilegia-se a escuta e a fala sensível dos sujeitos, buscando a expressão e a implicação dos mesmos no processo vivenciado e a percepção estética da relação entre professor e estudantes que se dá pela atitude pedagógica gerada no contato. A construção teórico-metodológica desta análise sedimenta-se nos jogos teatrais de Viola Spolin, nas narrativas e rodas de conversa de Cecília Warschauer e, principalmente, na proposta da Escuta Sensível de René Barbier que pretende, sobretudo, traduzir a efetiva Educação Sensível, sustentada pela afetividade e pelo respeito à alteridade. |
Abstract: | This work is a pesquisação about the experience of theatre practice with children of the fifth year of Elementary School Class St Helena, in Sobradinho/DF. Seeks to understand how the narratives of these children are transformed into scenes from the theatre games, improvisation and experimentation. To this end, priority if the listener and speak the subject, seeking the expression and the implication of the same in the process experienced and the perception of relationship between teacher and students fucking for pedagogical attitude thrown in. The theoretical-methodological construction of this sediment analysis on theatre games of Viola Spolin, the narratives and Cecilia talk Warschauer wheels and, mainly, in the proposal of René Barbier sensitive Listener you want, above all, translate the effective Sensitive Education, sustained by affection and respect for otherness. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2016. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.07.D.22596 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.