http://repositorio.unb.br/handle/10482/22021
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
CAPITULO_PropostaIntegracaoAcao.pdf | 954,63 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Proposta de integração da ação bibliotecária e ação docente no programa de formação para competências em informação na biblioteca universitária |
Auteur(s): | Simeão, Elmira Suaiden, Emir José Nunes, Denise Bacellar Santos, Lídia Freitas, Fabiane Nogueira Santos, Francisco Rafael Amorim dos Nasser, Jane Teotônio, Mara Karoline Lins Santos, Rafael Barcelos Pereira, Valéria Canto Peres, Mônica Regina |
Assunto:: | Competência informacional Biblioteca universitária Biblioteconomia |
Date de publication: | 2015 |
Editeur: | Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação |
Référence bibliographique: | SIMEÃO, Elmira Luzia Melo Soares et al. Proposta de integração da ação bibliotecária e ação docente no programa de formação para competências em informação na biblioteca universitária. In: SIMEÃO, Elmira Luzia Melo Soares; BELUZZO, Regina Célia Baptista (Coord.). Competência em Informação: teoria e práxis. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2015. p. 169-184. |
Résumé: | Relata experiência inovadora da Biblioteca Central da Universidade de Brasília em um Programa de Formação em Competência em Informação que integra docentes, discentes e bibliotecários da instituição. O programa reúne um conjunto de habilidades, desenvolvidas de forma disciplinada e coerente com o currículo universitário. A ação capacita o aluno para a autonomia na busca e uso de informações significativas à sua formação. A proposta inicial se apoia na oferta de uma disciplina cujo conteúdo aborda questões de normalização, metodologia, prática de pesquisa, direitos autorais e similares. A oferta da disciplina é complementada com outros formatos de treinamentos, alguns já utilizados pela biblioteca. A ideia é que parte desses conteúdos pode ser construído por bibliotecários, apoiados pelos professores. O mais importante é destacar a biblioteca como protagonista do processo de qualificação da pesquisa institucional. Na prática há consulta e interação com os diversos materiais a partir da página da biblioteca (textos, vídeos, tutoriais, etc.) e a divulgação dos repositórios institucionais. A avaliação se dá em processo quali-quantitativo e tem como objetivo principal verificar se os alunos utilizaram nas pesquisas a documentação certificada pela instituição, se produziram resultados satisfatórios, a partir da leitura e compreensão dos materiais indicados. Destaca-se que a avaliação considera o nível do aluno em função das etapas de curriculares de cada curso. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Description: | Trabalhos originalmente apresentados no IV Seminário Hispano Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade. |
Licença:: | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela detentora de direitos autorais patrimoniais, em 11 de outubro de 2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 Interancional, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Collection(s) : | Livros e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.