Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22019
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAPÍTULO_TecendoRedesNarrando.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Tecendo redes e narrando histórias : competências do contador de histórias na sociedade da informação
Autor(es): Gerlin, Meri Nadia Marques
Simeão, Elmira
Assunto: Contadores de histórias
Competência informacional
Sociedade da informação
Data de publicação: 2015
Editora: Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação
Referência: GERLIN, Meri Nadia Marques; SIMEAO, Elmira Luzia Melo Soares. Tecendo redes e narrando histórias: competências do contador de histórias na sociedade da informação. In: SIMEÃO, Elmira Luzia Melo; BELLUZZO, Regina Célia Baptista (Coord.). Competência em informação: teoria e práxis. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2015, p. 265-281.
Resumo: No século XXI o contador de histórias apropria-se de técnicas da cultura oral para o enriquecimento da sua prática. Participa de atividades presenciais como cursos e oficinas, conecta-se às redes digitais, realiza pesquisas, produz conhecimento e compartilha informações. Com base no exposto, procede-se ao relato da ação de uma pesquisa em andamento com o objetivo de investigar as competências narrativas e em informação que o contador de histórias possui na sociedade da informação. Realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília, insere-se no contexto das discussões do Grupo de Pesquisa Competência em Informação e do Grupo de Estudos sobre Educação e Trabalho de Arquivistas e Bibliotecários. No processo da pesquisa utilizou-se um questionário contendo indicadores de perfil e contexto para dar visibilidade às competências dos contadores de histórias de duas regiões brasileiras: Brasília e Espírito Santo. Com a análise comparativa dos dados, percebeu-se que os contadores de histórias profissionais interagem socialmente por meio do acesso às redes digitais. De uma maneira geral, possuem experiência no campo da narrativa oral e participam de atividades de formação. São possuidores de competências que tornam possível o compartilhamento de informações em espaços híbridos, porém, precisam aprender a produzir conhecimento voltado para a sua área de atuação. Apesar de a investigação ser realizada no Estado do Espírito Santo e em Brasília, entende-se que o movimento de apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação que alimentam as redes dos contadores de histórias tende a aproximá-los em diversas regiões brasileiras.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: Trabalhos originalmente apresentados no IV Seminário Hispano Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade.
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela detentora de direitos autorais patrimoniais, em 11 de outubro de 2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 Interancional, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.