http://repositorio.unb.br/handle/10482/21889
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_LuzAdrianaDíazMateus.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A política de geração de renda e o combate à pobreza na Colômbia : precarização e individualização de responsabilidades |
Outros títulos: | The policy to generate income and combat poverty in Colombia : deterioration in the quality of Jobs and accountability for overcoming poverty |
Autor(es): | Mateus, Luz Adriana Díaz |
Orientador(es): | Stein, Rosa Helena |
Assunto: | Política social Pobreza Responsabilidade individual |
Data de publicação: | 6-Dez-2016 |
Data de defesa: | 29-Jun-2016 |
Referência: | MATEUS, Luz Adriana Díaz. A política de geração de renda e o combate à pobreza na Colômbia: precarização e individualização de responsabilidades. 2016. 104 f., il Dissertação (Mestrado em Política Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O presente estudo realiza análise da Política de geração de renda instituída na Colômbia, a partir da mudança da política social, de perspectiva assistencial então existente, para a política social no marco da promoção social. Os Planos Nacionais de Desenvolvimento 2006-2010 e 2010-2014 constituem a mais significativa fonte de informação sobre os elementos que possibilitam compreender a lógica institucional que dá origem às diretrizes da referida Política de geração de renda para população em pobreza extrema e deslocamento forçado, contida no “CONPES 3616”, de 2009. Neste documento, a inserção produtiva é considerada a estratégia mais acertada para a geração de renda, sendo os beneficiários reconhecidos por seu o “potencial produtivo”, o qual deve ser explorado para garantir a inserção no mercado. Identifica-se a tendência liberal nos postulados desta política, ao responsabilizar o pobre por sua situação de precariedade e, por desenvolver a sua própria iniciativa para superar a pobreza. À individualização e responsabilização soma-se, como consequência, a tendência à informalidade nas atividades produtivas desenvolvidas pelos beneficiários dos programas de geração de renda e, portanto, reproduz-se a precariedade laboral com que já convive a população em situação de pobreza e pobreza extrema. A “ajuda” institucional cumpre seu papel dinamizador do “potencial produtivo”, onde o Estado é o agente intermediador para lograr a transição do cidadão pobre à sua autonomia econômica e renda estável, podendo garantir a satisfação de suas necessidades e prescindir da tutela do Estado. A pesquisa aborda o enfoque qualitativo e a metodologia de estudo de caso. A principal técnica de coleta de dados, apoiou-se na revisão documental, mediante a pesquisa de dados disponíveis nos sites oficiais das entidades públicas encarregadas da execução, planejamento ou avaliação da Política de geração de renda, particularmente o Departamento de Prosperidad Social e Consejo Nacional de Política econômica e social CONPES. |
Abstract: | This study shows the analysis of the Statement of income generation established in Colombia with the change of social welfare policy social policy within the framework of social promotion. The National Development Plans 2006-2010 and 2010-2014 provide most of the elements to understand the institutional logic of the rise to the lineaments of income generation policy for the population in extreme poverty and forced displacement contained in CONPES 3616 2009. The productive inclusion is considered the most appropriate strategy to generate income, and those with beneficiaries of the "productive potential" that must be explored to ensure the inclusion in the market. It shows the liberal trend in the postulates of this policy in order to focus on the poor as responsible for their situation of precariousness and develop their own initiative to overcome poverty. In the individualization and accountability added up as a result of the trend toward informality in productive activities developed by beneficiaries of income generation programs and therefore, reproduce the job insecurity that is already own of the population in poverty and extreme poverty. Institutional aid fulfills its dynamic task of "productive potential", where the state is the intermediary agent to achieve the transition from poor to economic autonomy and stable income. With that the poor can ensure the satisfaction of their needs and do without state supervision. The research project will address the qualitative approach and case study methodology. The main data collection technique was the desk review through research data available on the official websites of responsible public with enforcement, planning or assessment of Statement of income generation, particularly the Department of Social Prosperity and Advice National de economic and social policy CONPES. Also, query normativity regarding the issue at hand. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Serviço Social (ICH SER) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2016. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Política Social |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21889 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.