http://repositorio.unb.br/handle/10482/21791
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Título: | Avaliação do ProDC como recurso na reabilitação cognitiva : estudo piloto |
Outros títulos: | Evaluation of the ProDC as a resource in cognitive rehabilitation : pilot study |
Autor(es): | Meneses, Kátia Vanessa Pinto de Santos, Lídia Isabel Barros dos Calixto, Marcos Ferreira Silva, João Paulo Lima da Peron, Guilherme Caetano Garcia, Patrícia Azevedo Brasil, Lourdes Mattos Silva, Rita de Cássia |
Assunto: | Cognição Desenvolvimento cognitivo Computadores Idosos |
Data de publicação: | Jan-2013 |
Editora: | Universidade de São Paulo |
Referência: | MENESES, Kátia Vanessa Pinto de et al. Avaliação do ProDC como recurso na reabilitação cognitiva: estudo piloto. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 24, p. 73-80, jan./abr. 2013. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rto/article/view/62267/84584>. Acesso em: 21 out. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i1p73-80 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho foi verificar a infl uência do uso do sistema Promoção do Desempenho Cognitivo
(ProDC) no desempenho cognitivo de idosos com Déficit Cognitivo Leve (DCL) ou em um estado de demência leve por
meio de um estudo piloto quase-experimental. Participaram idosos com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, classifi cados com DCL ou demência leve, por meio do Clinical Demential Rating (CDR).
Os idosos participaram de atividades para treinamento cognitivo
utilizando o ProDC, realizado em três encontros semanais de uma hora de duração, totalizando 10 encontros. Para mensurar
o efeito da intervenção foram utilizados os instrumentos: Mini-
Exame do Estado Mental (MEEM), Teste do Relógio, Teste de
reconhecimento de 10 Figuras e Teste Fluência Semântica (FAS).
Foram realizadas análises descritivas e teste t-student para amostras
pareadas. Participaram do estudo oito idosos, com idade média
de 70,75 ± 8,45 anos (62-81anos) e escolaridade média de 10,12
± 4,09 anos de estudo. A análise estatística revelou manutenção
do desempenho cognitivo após a intervenção no Teste do Relógio
(7,62 ± 2,20 vs 7,25 ±2,49; p=0,476), no Teste de Reconhecimento de 10 fi guras (9,62 ±0,52 vs 9,75 ±0,71; p=0,732), no FAS (17,75
±5,50 vs 17,62 ±4,72; p=0,938) e no MEEM (26,50 ±5,24 vs
26,67 ±2,58; p=0,921). Não ocorreram melhoras estatisticamente
signifi cativas no desempenho dos idosos. Todavia, os resultados
indicaram importantes aspectos a serem discutidos na escolha de
jogos para implementação no cenário clínico e no desenvolvimento de futuros estudos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The objective of this study was to investigate the infl uence of system Promoting Cognitive Performance (ProDC) on cognitive performance of elderly people with mild cognitive impairment or with mild dementia. A quasi-experimental design was used in a pilot study of participants aged 60 years or more, of both sexes, classified with mild cognitive impairment or mild dementia, through the Clinical Dementia Rating (CDR). The elderly participated in activities to cognitive training using ProDC. The activities occurred three times a week, totaling 10 meetings. To measure the effect of intervention tools were used: Mini Mental State Examination, Clock Drawing Test, Test of recognition 10 Figures and Semantic Fluency Test. Descriptive statistics and Student’s t test for paired samples. The study included eight participants, mean age 70.75 ± 8.45 years (62-81 years) and average education of 10.12 ± 4.09 years of study. The statistical analysis showed maintenance of cognitive performance after the intervention in Clock Drawing Test (7.62 ± 2.20 vs 7.25 ± 2.49, p = 0.476), in Test of recognition 10 Figures (9.62 ± 0,52 vs 9.75 ± 0,71, p = 0.732) in the FAS (17.75 ± 5.50 vs 17.62 ± 4.72, p = 0.938) and Mini Mental State Examination (26.50 ± 5.24 vs 26.67 ± 2.58, p = 0.921). There were no statistically signifi cant improvements in performance of the elderly. However, results indicated important aspects to be discussed when choosing games for implementation in the clinical setting and development of future studies. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade UnB Gama (FGA) |
Licença: | Copyright Detentor dos direitos autorais: Revista de Terapia Ocupacional da USP. É permitida a reprodução para uso não comercial desde que citada a fonte. Fonte: http://www.revistas.usp.br/rto/about/editorialPolicies#custom-1. Acesso em: 21 out. 2016. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i1p73-80 |
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