Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/21406
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_DiscursosSexistasHumorismo.pdf384,98 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Discursos sexistas no humorismo e na publicidade : a expressão pública, seus limites e os limites dos limites
Autre(s) titre(s): Sexist speeches in humorism and advertising : public expression, its limits and the limits' limits
Auteur(s): Miguel, Luis Felipe
Assunto:: Sexismo
Liberdade de expressão
Humorismo
Publicidade
Date de publication: jui-2013
Editeur: Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu
Référence bibliographique: MIGUEL, Luís Felipe. Discursos sexistas no humorismo e na publicidade: A expressão pública, seus limites e os limites dos limites. Cadernos Pagu, Campinas, n. 41, p. 95-119, jul./dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332013000200010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 ago. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-83332013000200010.
Résumé: Dois episódios ocorridos em 2011, no Brasil, obtiveram notoriedade por colocar em rota de colisão a liberdade de expressão e o combate ao sexismo: uma piada do humorista Rafinha Bastos sobre estupro e uma propaganda de roupas íntimas na TV. O artigo discute os dois casos, reconstituindo a polêmica e os argumentos mobilizados pelas posições em conflito. Conclui que, em ambos os casos, restrições à expressão se justificam, mas por motivos diferentes: a incitação ao ódio, num caso, e o baixo valor social da publicidade comercial, no outro.
Abstract: Two episodes that occurred in 2011 in Brazil gained notoriety for putting on a collision course the freedom of speech and the fight against sexism: a joke about rape, by comedian Rafinha Bastos, and an underwear ad on TV. The article discusses the two cases, reconstituting the controversy and the arguments deployed by the conflicting positions. It concludes that, in both cases, restrictions on expression are justified, but for different reasons: the incitement to hate in one case and the low social value of advertising on the other.
Licença:: Cadernos Pagu - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332013000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 22 ago. 2016.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-83332013000200010
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/21406/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.