http://repositorio.unb.br/handle/10482/21338
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_AlexLeonardoRibeiro.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Princípio de integralidade : caracterização das práticas educativas desenvolvidas nas unidades de semiliberdade do DF, na perspectiva do Sistema Único de Saúde – SUS |
Authors: | Ribeiro, Alex Leonardo |
Orientador(es):: | Flores, Oviromar |
Coorientador(es):: | Parreira, Clélia Maria de Sousa Ferreira |
Assunto:: | Saúde - instituições Socioeducação Menores infratores |
Issue Date: | 25-Aug-2016 |
Data de defesa:: | 23-Jun-2016 |
Citation: | RIBEIRO, Alex Leonardo. Princípio de integralidade: caracterização das práticas educativas desenvolvidas nas unidades de semiliberdade do DF, na perspectiva do Sistema Único de Saúde – SUS. 2016. x, 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologia em Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Abstract: | Esta dissertação tem como propósito o estudo da integralidade da atenção/cuidado à saúde prestada aos menores infratores em conflito com a lei nas unidades de semiliberdade, na perspectiva da concepção ampla de atenção a saúde. O objetivo geral é caracterizar as práticas de atenção e cuidado à saúde desenvolvidas nas Unidades de Semiliberdade do Distrito Federal - DF, na perspectiva do princípio de integralidade proposto pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Os objetivos específicos visam a: analisar a integralidade das práticas educativas como expressão do direito dos Menores Infratores em Regime de Semiliberdade no campo da saúde (educação, esporte, lazer, cultura, saúde, profissionalização e espiritualidade); identificar a integralidade como principio estruturador das práticas de atenção e cuidado a saúde; (a integralidade como organização dos serviços – a formação permanente ou capacitação dos profissionais das Unidades de Semiliberdade em relação à educação e saúde – mecanismos de referência e contra-referência); caracterizar as atribuições do pedagogo no espaço educativo de semiliberdade. Justifica-se a dissertação pela relevância atribuída à saúde integral do adolescente expressa nos termos da Política de Saúde na Escola - PSE, mediada por ações multiprofissionais, interdisciplinares e intersetoriais, no âmbito do Sistema Único de Saúde, incluindo-se nesse cenário as práticas socioeducativas que mobilizam adolescentes em condições de risco e ou em conflito com a lei. Os caminhos percorridos para a construção foram um estudo de caso de caráter descritivo, exploratório, baseado na observação participante e de natureza qualitativa. A coleta de dados constou de análise documental; revisão bibliográfica; observação participante e realização de entrevistas semiestruturadas. Para tratamento dos dados se fez uso da análise de conteúdo. A apresentação da discussão e resultados foi elaborada à luz do referencial teórico, visão dos profissionais entrevistados e as observações do pesquisador, sendo todas inter-relacionandas entre si. As entrevistas foram gravadas e transcritas e este material juntamente com as anotações de campo foi o que deu sustentabilidade para a análise de dados da dissertação. Todos esses dados categorizados finalizaram o texto dissertativo da pesquisa. Os dados foram analisados e discutidos em três categorias: 1- Sobre as práticas educativas como expressão do direito do menor infrator; 2 – A integralidade como componente estruturador da atenção e cuidado ao mentor infrator e; 3 - Sobre a integralidade das atribuições do pedagogo no espaço educativo de semiliberdade. Dentre os diversos dados encontrados e analisados, é importante destacar o olhar dos profissionais (técnicos, agentes socioeducadores e gestores), que mostraram desconhecimento sobre as questões que norteiam a integralidade em saúde; inexistências de práticas concretas que direcionam a prática pedagógica em relação a atenção e cuidado a saúde; relações de vigilância e punição, e; desalinhamento entre as unidades de semiliberdade no DF. |
Abstract: | This disertation has as proposal study of integrality of attention/care about health provided to minors in conflict with law at semiliberty, looking for concepcion of large attention to health. The main goal is characterize the practices and care about health developed at semiliberty of DF, in perspective of integrality principle proposed by SUS (Sistema Único de Saúde). Specific goals: analize integrality of educational practices and right expression of minors at semiliberty on health area(education, sports, recreation, culture, health, professionalization ans spirituality); identify integrality as structuring principle of practicing attention and health care( integrality as organization of ervices- ongoing training or capacity of people who works on semiliberty centers about education and health- mechanisms of reference and non reference); Chacterize the pedagogue attribuitons at semiliberty educational places. This dissertation is justified by relevance given to integral health of teenager expressed in terms of health politics at school- PSE, mediated by multiprofessional actions, interdisciplinary and intersctorial, at SUS scope, including at this scenario socioeducational practices that mobilizes teenagers in risk conditions or in law conflict. The paths taken to building were a study of case descriptive observation of qualitative nature. The data collection was made of documentary analysis, bibliographic revision, participating observation and realization of semi structured interview. The results were elaborated by theorical refencial of interviewwd people and researcher observations, all being inter connceted among others. The interviews were recorded and transcribed as theis material was joined to notes. All these datas were analized and discussed into three categories: 1- About educational practices as minor's right expression; 2- Integrality as structor curricular component of atentions and care with minor; 3- About integrality of pedagogue power at semiliberty educational place. Among datas found and analized it is important to show professinal's look (technicals, socio educational agents and manager), that showed unfamiliarity about health integrality, absence of practices that direct to pedagogical actions related to attention and health care; serveillance and punishment relations; minsalignment among semiliberty units in DF. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade UnB Ceilândia (FCE) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia em Saúde, 2016. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21338 |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.