Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/21299
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2016_MarcioMeloFreitas.pdf1,6 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Praticando estatística no ensino médio
Auteur(s): Freitas, Marcio Melo
Orientador(es):: Matos, Helder de Carvalho
Assunto:: Estatística - matemática
Aprendizagem - matemática
Matemática - estudo e ensino
Date de publication: 22-aoû-2016
Référence bibliographique: FREITAS, Marcio Melo. Praticando estatística no ensino médio. 2016. xii, 52 f., il. Dissertação (Mestrado em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Résumé: Este trabalho propõe como objeto de estudo analisar o processo de ensino aprendizagem de Estatística na etapa final da educação básica a partir de informações adquiridas pelos próprios alunos. Estas serão confrontadas com os parâmetros curriculares nacionais numa proposta interdisciplinar com as mais variadas áreas do conhecimento. Utilizou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa quantitativa e qualitativa, a qual permitiu tabular, analisar e interpretar os dados colhidos baseados em questionários aplicados pelos alunos na própria comunidade escolar. Almeja-se, com este trabalho, que os profissionais envolvidos neste contexto dispensem um tratamento diferenciado ao ensino de estatística, no intuito de consolidar uma aprendizagem que dê sentido à realidade do aluno.
Abstract: This work has as object of study to analyze the teaching process Statistical learning in the final stage of basic education from information acquired by the students. These will be faced with the curriculum national guidelines in an interdisciplinary proposal with the most varied fields of knowledge. It was used as methodological procedures quantitative and qualitative research, which allowed tabulate, analyze and interpret the data collected based on questionnaires answered by students in their own school community. It aims, with this work, the professionals involved in this context dispense different treatment to statistical education in order to consolidate learning that makes sense to the student’s reality.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, 2016.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Matemática
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21299
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/21299/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.