http://repositorio.unb.br/handle/10482/21203
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_AntoniaAdrianaMotaArrais.pdf | 5,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | A construção deuma unidade didática a partir do veneno do saber : inserindo os conteúdos procedimentais e atitudinais no ensino de serpentes |
Autor : | Arrais, Antonia Adriana Mota |
Orientador(es):: | Guimarães, Eliane Mendes |
Coorientador(es):: | Silva, Delano Moody Simões da |
Assunto:: | Ensino de ciências Zoologia Serpentes |
Fecha de publicación : | 12-ago-2016 |
Data de defesa:: | 4-mar-2016 |
Citación : | ARRAIS, Antonia Adriana Mota. A construção de uma unidade didática a partir do veneno do saber: inserindo os conteúdos procedimentais e atitudinais no ensino de serpentes. 2016. 126, 23 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumen : | O ensino de ciências atual tem sido demarcado pelo mero processo de transmissão e recepção de informações, não privilegiando estratégias metodológicas pautadas na investigação científica. Fator este que vem desencadeando pleno desinteresse nas aprendizagens no que concerne aos temas das Ciências Naturais, dentre eles o de Zoologia. A excessiva valorização de conteúdos conceituais que visa somente à aquisição de fatos, princípiose conceitos acaba por desmerecer a aquisição de outros conteúdos, como os procedimentais e atitudinais, considerados imprescindíveis para o estabelecimento do processo de ensino e aprendizagem dos educandos. Seguindo esta premissa é que o presente estudo visou construir e aplicar uma unidade didática, baseada na análise realizada domaterial “O Veneno do Saber –Construindo Conhecimento no Serpentário do Jardim Zoológico de Brasília” (BRITO, 2012), como intuito de avaliar a possibilidade do recurso elaborado desenvolver/demonstraros elementos intrínsecos aos procedimentos e atitudes frente ao ensino da temática de serpentes. A ação educativa foi desenvolvida e aplicada no formato de minicurso, tendo como participantes 21educandos que cursavam o 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de uma cidade satélitedo Distrito Federal. Para sistematização e análise dos dados,foram realizadas análises qualitativas, mediante o usoderelatórios construídos pelosbolsistas do PIBID –que também foram mediadores da proposta executada –diáriosde campodos alunos e filmagem e fotografias dos encontros. Os resultados indicaram o potencial didático da ação executada para a aquisição de variados procedimentos e atitudes por parte dos aprendizes, conforme os pressupostos teóricos evidenciados por Pozo e Crespo (2009). Sendo a unidade didática um mecanismo norteador para auxiliar o professor na busca pela efetivação do processo investigativo em sala de aula,além de disponibilizar meios para que os alunos se tornem protagonistas do seu processo de ensino e aprendizagem, mediante a reflexão, indagação, criticidade e autonomia, sendo capazes ao final, de elaborar soluções para as problemáticas, atuando de formacooperativa e em conjunto com os pares. Assim, infere-se queentão que o professor deve promover a aquisição dos procedimentos e atitudes por parte dos aprendizes, visando (re) significar o ensinode ciências aos olhos destes. |
Abstract: | The teaching of current science has been marked by the mere process of transmitting and receiving information, not privileging methodological strategies guided by the scientific research. Thisfactor has promoted full disinterest in learning in relation to the themes of Natural Sciences, including the Zoology. Excessive appreciation of conceptual contentsthat aims only to the acquisition of facts, principles and concepts turns out to debunk the acquisition of otherscontents, such as procedural and attitudinal, considered essential for the establishment of teaching and students' learning process. Following this premise is that the present study aimed to build and implement a teaching unit, based on the performed analysis of the material" Poison´sknow-Building Knowledge in the SerpentariumGarden Brasilia Zoo" (BRITO, 2012), in order to assess the possibilityof feature designed to develop/ demonstrate the intrinsic elements to the procedures and attitudes to the issue of teachingsnakes. The educational activity was developed and implemented in the short course format, with the participants 21 students who attended the 6th grade of elementary school to a public school in a satellite city of the Federal District, Brazil. For systematization and analysis of data, qualitative analyzes were performed by using reports built by fellows PIBID -who were also mediators performed proposal -field diaries of students and filmingand photographs of the meetings. The results indicated the didactic potential of the action taken for theacquisition of various procedures and attitudes of learners, as evidenced by the theoretical assumptions Pozo and Crespo (2009). Being the teaching unit a guiding mechanism to help the teacher in the quest for realization of the investigative process in the classroom, in addition to providing a means for students to become protagonists of their teaching and learning through reflection, inquiry, critical and autonomy, being able to end, to develop solutions to the problem, working cooperatively and in conjunction with peers. It follows then that the teacher should promote the acquisition of procedures and attitudes of learners, seeking (re) define the teaching of science in their eyes. |
Resumen: | La enseñanza de la ciencia actual ha estado marcada por el mero proceso de transmisión y recepción de información, no privilegiar estrategias metodológicas guiadas por la investigación científica. Un factor que ha promovido el desinterés total en el aprendizaje en relación con los temas de las Ciencias Naturales, incluyendo la Zoología,apreciación excesiva del contenido conceptual que tiene como único objetivo la adquisición de hechos, principios y conceptos resulta de desacreditar la adquisición de otros contenidos, tales como procedimentales y actitudinales, considerado esencial para el establecimiento del proceso de enseñanza y aprendizajede los estudiantes. Siguiendo esta premisa es que el presente estudio tuvo como objetivo construir y poner en práctica una unidad de enseñanza, basado en el análisis realizado del material "Saber veneno -Construcción del Conocimiento en el parque zoológico de Brasilia Serpiente del jardín" (BRITO, 2012), con el fin de evaluar la posibilidad de característica diseñada para desarrollar/demostrar los elementos intrínsecos a los procedimientos y las actitudes frente a la cuestión de las serpientes de educación. La actividad educativa se desarrolló e implementó en el formato de curso corto, con los participantes 21 estudiantes que asistieron al sexto grado de la escuela primaria a una escuela pública en una ciudad satélite del Distrito Federal. Para sistematización y análisis de los datos, análisis cualitativos se realizaron mediante el uso de informes construidos por compañeros PIBID -que también se llevan a cabo mediadores propuesta -diarios de campo de los estudiantes y filmaciones y fotografías de las reuniones. Los resultados indican el potencial didáctico de las medidas adoptadas para la adquisición de diversos procedimientos y actitudes de los alumnos, como lo demuestran los supuestos teóricos Pozo y Crespo (2009). Siendo la unidad didáctica de un mecanismo de guía para ayudar al maestro en la búsqueda de la realización del proceso de investigación en el aula, además de proporcionar un medio para que los estudiantes a convertirse en protagonistas de su aprendizaje y enseñanza mediante la reflexión, la investigación, crítica y autonomía, pudiendo terminar, para desarrollar soluciones al problema, el trabajo cooperativo y en función de sus compañeros. Por lo tanto, parece que a continuación, el maestro debe promover la adquisición de procedimientos y actitudes de los estudiantes, en busca de (re) definir la enseñanza de la ciencia en sus ojos. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2016. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.21203 |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.