http://repositorio.unb.br/handle/10482/21157
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_SimoneMouraGonçalvesdeLima.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | O coordenador pedagógico e seu processo formativo : perspectivas e limites de trabalho |
Auteur(s): | Lima, Simone Moura Gonçalves de |
Orientador(es):: | Viana, Cleide Maria Quevedo Quixadá |
Assunto:: | Coordenadores pedagógicos Professores - formação continuada Processos |
Date de publication: | 3-aoû-2016 |
Data de defesa:: | 23-mai-2016 |
Référence bibliographique: | LIMA, Simone Moura Gonçalves de. O coordenador pedagógico e seu processo formativo: perspectivas e limites de trabalho. 2016. 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Résumé: | O presente estudo analisa a avaliação dos coordenadores de escolas de anos finais do Ensino Fundamental em relação às políticas de formação continuada promovidas pela Secretaria de Educação do DF para a constituição de uma identidade para sua função e do seu campo de atuação na escola. De forma específica, procura-se analisar: (a) a trajetória histórica e conceitual do coordenador pedagógico na rede pública de ensino do DF e como esta influencia na constituição de uma identidade para sua função; (b) as políticas e ações de formação continuada promovidas pela Secretaria de Educação do DF no período de 2011 a 2014 para os coordenadores pedagógicos e a concretização destas políticas em duas escolas de anos finais do Ensino Fundamental; (c) a avaliação de coordenadores pedagógicos sobre o papel da formação promovida pela Secretaria de Educação para sua atuação na organização do trabalho pedagógico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso múltiplo, envolvendo duas escolas de anos finais do Ensino Fundamental situadas em uma mesma região administrativa de uma Regional de Ensino. Os sujeitos da pesquisa são quatro coordenadores das escolas, sendo dois de cada, uma coordenadora intermediária de anos finais da Regional de Ensino que acompanha o trabalho pedagógico das escolas, uma professora formadora da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação da Secretaria de Educação do DF (EAPE) e uma professora que atuou na coordenação central de anos finais da Subsecretaria de Educação Básica (SUBEB). Os instrumentos escolhidos para a produção dos dados são questionário semiaberto para os coordenadores das escolas, entrevistas semiestruturadas com os outros sujeitos participantes, análise documental e observações das coordenações pedagógicas realizadas nas escolas. O referencial teórico construiu-se a partir das contribuições de autores como Marx (2001, 2008, 2010); Engels (2008); Tonet (2005, 2012, 2013, 2015); Saviani (2012); Veiga (1996, 2009, 2009b, 2010); Quixadá Viana (2004); Placco (2001, 2003, 2008, 2013); Freitas (2012); Vasconcellos (2008); Garcia (1999), entre outros. Constatou-se que a identidade formativa do coordenador pedagógico ainda está em processo de construção e que apesar de compreenderem suas atribuições formativas, amparados por uma legislação que revela a mesma concepção, sua rotina está marcada por um processo de intensificação de trabalho, condição que contribui para sua alienação. Em relação às políticas de formação continuada, os coordenadores avaliaram como tendo atendido apenas em parte às suas necessidades. As iniciativas pesquisadas contemplaram mais a dimensão individual, sendo preciso fortalecer a dimensão coletiva da formação. A formação continuada dos coordenadores precisa ser pensada em num contexto maior de desenvolvimento da escola, de seu projeto pedagógico, de seu currículo e da sua comunidade escolar, assim como da realidade social concreta, que é capitalista e que possui múltiplas contradições. As determinações históricas a colocam como sendo parte de reformas para a reestruturação produtiva, que redesenharam o perfil docente, acrescentando para o seu trabalho mais tarefas, maiores responsabilidades, tendo como desdobramentos mais significativos os processos de intensificação, rotinização e esvaziamento teórico. A função coordenadora precisa estar consolidada nas escolas, para que, independente de quem assuma temporariamente a função, seja dada continuidade aos projetos elaborados coletivamente. Objetivos emancipatórios para a formação continuada e para as atividades educativas só podem ser construídos sobre novas bases conceituais, rompendo com as características do modelo escolar capitalista atual, que reproduz as desigualdades sociais, amplia a divisão social do trabalho, a fragmentação do conhecimento, a meritocracia e contribui para uma formação assentada na preparação de estudantes submissos, passivos e obedientes para servirem ao mercado de trabalho. É imprescindível outra concepção de sociedade, de homem, de educação e de trabalho em que as relações sociais se construam pela igualdade, justiça e colaboração, pautada na emancipação real dos homens. Isto só será possível para além do capital! |
Abstract: | This is a study that analyzes the evaluation of the coordinators of the final years of schools of primary education in relation to continuing education policies promoted by the Federal District Secretary of Education for the establishment of an identity for their function and their field in school. Specifically, it seeks to analyze: (a) the historical and conceptual trajectory of pedagogical coordinator in the public schools of the Federal District and how this influences the formation of an identity for their function; (b) the continuing training policies and actions promoted by the Federal District Secretary of Education in the 2011-2014 period for the coordinators and the implementation of these policies in two schools in the final years of elementary school; (c) the evaluation of coordinators on the role of training organized by the Education Department for its role in the organization of the pedagogical work. This is a qualitative research study of multiple case type, involving two schools in the final years of elementary school located in the same administrative region of a Regional Education. The research subjects are four coordinators of schools, two of each, an intermediate coordinator of the final years of the Regional Education accompanying the pedagogical work of schools, one teacher educator Improvement School of Education Professionals of the Federal District Secretary of Education (EAPE) and a teacher who worked in the central coordinating final years of the Basic Education Secretariat (SUBEB). The instruments chosen for the production of the data is semi-open questionnaire to the coordinators of schools, semi-structured interviews with other participants subject, document analysis and observations of pedagogical coordinations conducted in schools. The theoretical framework was built from the contributions of authors such as Marx (2001, 2008, 2010); Engels (2008); Tonet (2005, 2012, 2013, 2015); Saviani (2012); Veiga (1996, 2009, 2009b, 2010); Quixadá Viana (2004); Placco (2001, 2003, 2008, 2013); Freitas (2012); Vasconcellos (2008); Garcia (1999), among others. It was found that the formative identity of the pedagogical coordinator is still in the building process and that despite understand their training assignments, supported by legislation that reveals the same design, your routine is marked by a process of intensification of work, a condition that contributes for its sale. Regarding continuing training policies, engineers assessed to have met only in part to their needs. The initiatives surveyed more beheld the individual dimension, being necessary to strengthen the collective dimension of training. The continuing education of engineers needs to be considered in a larger context of school development, its educational project, your resume and their school community, as well as the concrete social reality, which is capitalist and has many contradictions. Historical determinations place as part of reforms to the restructuring process, which redrew the teacher profile, adding to their work more tasks, more responsibility, with the most significant developments the intensification of processes, routinization and theoretical emptying. The coordinating role must be consolidated in the schools so that, regardless of who temporarily assume the function, be continued to elaborate projects collectively. emancipatory goals for continued training and educational activities can only be built on new conceptual bases, breaking with the characteristics of the current capitalist school model, which reproduces social inequality, increases social division of labor, the fragmentation of knowledge, meritocracy and contributes to a seated education in preparing students for the job market, being submissive, passive and obedient. It is essential to another conception of society, man, education and work where social relations are built for equality, justice and cooperation, based on the real emancipation of men. This will only be possible in addition to the capital! |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.05.D.21157 |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.