http://repositorio.unb.br/handle/10482/20650
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Titre: | Suupa uchinaanchu : a construção da rede transnacional okinawana |
Auteur(s): | Souza, Yoko Nitahara |
Orientador(es):: | Ribeiro, Gustavo Lins |
Assunto:: | Migração - Japão - Brasil Japão - história Diáspora japonesa |
Date de publication: | 2-jui-2016 |
Data de defesa:: | 31-mar-2016 |
Référence bibliographique: | SOUZA, Yoko Nitahara. Suupa uchinaanchu : a construção da rede transnacional okinawana. 2016. 284 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Résumé: | Iniciei a pesquisa sobre o cenário das migrações nipônicas especificamente pela migração de retorno, denominada dekassegui (Nitahara Souza, 2004). Comparando as trajetórias da migração nikkey (japoneses emigrados e seus descendentes) e okinawana (Nitahara Souza, 2009), chego ao ponto inicial da pesquisa sobre a qual desenvolvo esta tese. A existência de uma rede transnacional étnica conectando a diáspora uchinaanchu foi percebida como a principal característica deste grupo, comparativamente aos nikkey. O intenso fluxo global de pessoas, conhecimentos, práticas, crenças e emoções mobiliza os sentimentos, afetos e relações dos スウパ ウチナアンチュ suupa uchinaanchu (conceito nativo, revelado pela antropóloga e curadora do museu Haebaru Bunka Center). As práticas de intercâmbio em diversas áreas, acadêmicas e artísticas, principalmente, mas também intercâmbios culturais têm o objetivo explícito de conectar familiares e conterrâneos. A rede formada por instituições como as associações diaspóricas em países como Brasil, Argentina, Peru, Bolívia, Estados Unidos chamadas shi cho sonjinkai (associações por vilas e bairros de Okinawakenjinkai juntamente às prefeituras em Okinawa fomentam um intenso fluxo de visitas e intercâmbio, tanto dos países onde os uchinaanchu se fixaram para Okinawa como em sentido inverso. A prática de visitas e envio de sensei (professores) às comunidades que vivem em outros países, “overseas” por parte de okinawanos é frequente e fortalece os laços da rede transnacional. Além de apresentar o contexto geopolítico de Uchinaa / Ryukyu / Okinawa e etnografar a rede de instituições nos dois primeiros capítulos, a construção das redes artísticas centradas no sanshin (instrumento tricórdio) e no odori (dança), bem como as conexões familiares em trânsitos globais constituem o corpo da tese. O termo スウパ ウチナアンチュ suupa uchinaanchu surge para definir pessoas que constroem esta rede transnacional tanto quanto são produto desta rede étnica formada entre Okinawa e a diáspora. Os suupa uchinaanchu exaltam sua identidade e cultura, opondo-se a quem nasceu em Okinawa, mas consideram não conferir o devido valor ao seu legado cultural ao se identificarem como japoneses. Compartilhar o espírito uchinaanchu, cuja concepção é bastante ampla e abrangente, incluindo solidariedade, maleabilidade, socialização ou mesmo facilidade em estabelecer amizade ou a própria rede transnacional, é segundo os suupa uchinaanchu exaltar seu pertencimento e identidade étnica cultural. |
Abstract: | I started the research about the scenery of Japanese migration specifically by the return migration, which is named dekassegui (Nitahara Souza, 2004). Comparing the trajectories of nikkey migration (Japanese émigrés and their Okinawan descendants) and Okinawan (Nitahara Souza, 2009) I get to the initial point of the research about I´ve been developing this thesis. The existence of an ethnic transnational net connecting the diaspora uchinaanchu was perceived how the main feature of this group, comparing to the nikkey. The intense global flow of people, knowledge, practices, beliefs and emotions mobilizes the feelings, affections and relations of the スウパ ウチナアンチュ suupa uchinaanchu (native concept revealed by the anthropologist and curator of the museum Haebaru Bunka Center). The practices of interchange in several academic and artistic areas mainly, but also cultural interchanges have the explicit objective of connect relatives and countrymen. The net formed by institutions like the diasporic associations in countries like Brazil, Argentina, Peru, Bolivia, United states called shi cho sonjinkai (associations by villages and neighborhoods from Okinawa) together with the prefectures in Okinawa foment a intense flow of visits and interchanges, from the countries where the Uchinaanchu fixed themselves for Okinawa as much as in the inverse sense. The practice of visits and travels of sensei (teachers) to the communities that live in other countries “overseas” by part of Okinawans is frequent and reinforces the transnational net. Beyond of presenting the geopolitical context of Uchinaa / Ryyukyu / Okinawa and ethnography the institution net in the two firsts chapters, the construction of the artistic nets focused in sanshin (A traditional instrument with three strings) an in the odori (the traditional dance) as well as familiar connections in global transits build the body of the thesis. The term スウパ ウチナアンチュ suupa Uchinaanchu comes up to define people who build this transnational net as well they are product of this ethnic net formed between Okinawa and the diaspora. The suupa Uchinaanchu exalt their identity and culture opposing themselves to who was born in Okinawa, but consider don´t check the deserved valor to their cultural legacy when they identify as Japanese. Share the Uchinaanchu spirit, which the conception is pretty big and covers, including, solidarity, malleability, socialization or even facility in stablish friendship or the own transnational net, is following the suupa Uchinaanchu exalt their belonging, ethnic and cultural identity. |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2016. |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.T.20650 |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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