http://repositorio.unb.br/handle/10482/2047
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2007_SainyCoelhoBorgesVeloso.pdf | 4,91 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Composição pontos pretos sobre fundo verde-amarelo : a visibilidade dos sem-teto em Brasília, 2000 a 2007 |
Auteur(s): | Veloso, Sainy Coelho Borges |
Orientador(es):: | Costa, Cléria Botêlho da |
Assunto:: | Cultura - Brasília (DF) Brasília (DF) - história |
Date de publication: | 2007 |
Data de defesa:: | 2007 |
Référence bibliographique: | VELOSO, Sainy Coelho Borges. Composição pontos pretos sobre fundo verde-amarelo : a visibilidade dos sem-teto em Brasília, 2000 a 2007.2008. 273 f. Tese (Doutorado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. |
Résumé: | Nesta investigação reflito, questiono e narro o passado-presente sócio-cultural da Nova
Capital – Brasília, considerando o contraste visual das formas modernistas do Plano
Piloto de Brasília, símbolo da modernidade no Brasil, e as primitivas tendas dos semteto
em seus espaços urbanos. Para tanto, recorro a fontes oficiais e não oficiais,
entrevistas orais com os sem-teto, análise da letra da música “Brasília - Sinfonia da
Alvorada” de Vinícus de Morais e Tom Jobim, e da Carta de Atenas de 1933. Busco
compreender as identidades dos sem-teto no Plano Piloto de Brasília a partir de sua
cultura material, bem como da dimensão simbólica de seus artefatos; suas migrações,
percursos, fazeres e práticas visuais enquanto estratégias em busca de visibilidades; seus
espaços de jogo, ironia e estranhamento na cidade como táticas de habitar, e as
representações pelas quais são percebidos pela população local, órgãos de assistência e
fiscalização social em Brasília. Da população dos sem-teto pesquisada, destaco três
deles, os quais constroem e realizam práticas no Plano Piloto que se destacam dos
demais pela criatividade, estética e arte. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT In this investigation I reflect, question and narrate the sociocultural present-past of the New Capital - Brasília, considering the visual contrast of the modernist forms of Brasilia's Plano Piloto, a symbol of modernity in Brazil, and the primitive tents of the homeless in it's urban spaces. In order to do so, I employ official and unofficial sources, oral interviews with the homeless, and analyses of the lyrics to "Brasília - Sinfonia da Alvorada" by Vinícus de Morais and Tom Jobim and of the "Carta de Atenas" of 1933. I seek to comprehend the identities of the homeless in Brasilia's Plano Piloto from their material culture, as well as from the symbolic dimensions of their artefacts; I see their migrations, paths, visual practices and doings [fazeres] as strategies aiming at visibilities; their spaces of play, irony and alienation within the city as habitational tactics, and the representations through which they are perceived by Brasilia's local population and bodies of social aid and fiscalization. I focus on three homeless people, who contstruct and enact pracices in the Plano Piloto and stand out from the rest due to their creativity, aestehtic and art. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de História (ICH HIS) |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de História, 2007. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em História |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.