http://repositorio.unb.br/handle/10482/2044
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2008_MalthusFonsecaGalvao.pdf | 6,63 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Sistema de apoio a aprendizagem da disciplina medicina legal e deontologia na Universidade de Brasilia |
Auteur(s): | Galvão, Malthus Fonseca |
Orientador(es):: | Magalhães, Albino Verçosa de |
Assunto:: | Internet na educação Ensino a distância Medicina legal |
Date de publication: | 2008 |
Data de defesa:: | 2008 |
Référence bibliographique: | Galvão, Malthus Fonseca. Sistema de apoio a aprendizagem da disciplina medicina legal e deontologia na Universidade de Brasilia. 2008. 162 f. Tese (Doutorado em Ciências Médicas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. |
Résumé: | O propósito deste estudo prospectivo descritivo foi desenvolver um sistema
para o apoio à aprendizagem da disciplina Medicina Legal e Deontologia
Médica na Universidade de Brasília e avaliar o padrão de utilização do mesmo
pela resolução dos testes on-line, facultativos e assíncronos. Os sujeitos foram
38 alunos que cursaram a disciplina no segundo período de 2005. O sistema
oferecia conteúdos textuais e imagens que podiam ser acessados
anonimamente. Para a resolução dos testes do tipo “Verdadeiro” ou “Falso”,
alguns com imagens, era necessário que os alunos se identificassem por
senha, o que permitiu o monitoramento. Os resultados mostraram que 32
alunos (84%) realizaram testes on-line, com uma média de 183 respostas por
aluno, dentre os que aderiram; 52% dos testes foram resolvidos nas últimas 24
horas antes da prova; 62,3% dos testes foram resolvidos entre 19h e 01h.
Conclui-se que os alunos, em um sistema facultativo, concentram seus
esforços na véspera da prova, o que diminui a eficiência do sistema, sugerindo
que técnicas de motivação para o uso regular desse tipo de sistema devem ser
implementadas. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACT The purpose of this descriptive prospective study was to develop a system to support learning of the discipline Legal Medicine and Medical Professional Ethics at the University of Brasilia and evaluate the pattern of use of the system of on-line optional asynchronous exercises. The subjects were 38 students of the discipline in the second term of 2005. The system offered textual content and images that could be accessed anonymously. To solve the tests, of the type "True" or "False", some with images, the students had to identify themselves by means of a password, which allowed tracking. The results showed that 32 students (84%) performed exercises online, with an average of 183 responses per pupil among those who joined, 52% of the exercises were resolved in the last 24 hours before the test; 62.3% of the exercises were resolved between 7p.m. and 1a.m. The conclusion was that the students in a voluntary system, concentrated their efforts just before the evaluation, which reduces the efficiency of the system, suggesting that techniques of motivation for the regular use of systems such as this one must be implemented. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Medicina (FMD) |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina, 2008. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.