Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20408
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_LuisClaudioSalesMorais.pdfDissertação6,74 MBAdobe PDFView/Open
2015_LuisClaudioSalesMorais_PRODUTO.pdfProduto60,37 MBAdobe PDFView/Open
Title: O ensino de conceitos de física quântica no ensino médio utilizando experimentos de baixo custo
Other Titles: The teaching of quantum physics concepts in high school using cheap experiments
Authors: Morais, Luis Claudio Sales
Orientador(es):: Amorim, Ronni Geraldo Gomes de
Assunto:: Física - estudo e ensino - ensino médio
Física quântica
Ensino de ciências - experimentação
Issue Date: 26-May-2016
Citation: MORAIS, Luis Claudio Sales. O ensino de conceitos de física quântica no ensino médio utilizando experimentos de baixo custo. 2015. 96 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: Neste trabalho, apresentamos um guia experimental que pode ser utilizado para introduzir alguns conceitos de física quântica no ensino médio. Os experimentos constantes neste guia são baseados em materiais de baixo custo e poderão ser executados em qualquer ambiente, sem a necessidade específica de um laboratório. Este guia possui roteiros de experiências, fotos dos experimentos, lista dos materiais utilizados, um roteiro para a confecção de um relatório científico e listas de exercícios que contemplam desde a quantização da energia até o efeito fotoelétrico. O produto educacional desenvolvido foi então utilizado e os resultados qualitativos e quantitativos mostraram que uma aula experimental é capaz de estimular a participação ativa dos estudantes, além de propiciar um ambiente motivador para o ensino aprendizagem, revelando habilidades que os estudantes, enquanto ouvintes não possuem a oportunidade de praticá-las.
Abstract: In this work we present an experimental guide for the student and for the teacher to introduce some concepts of quantum physics in high school, using inexpensive materials and can run on any environment without the specific need for a laboratory. This guide features the experiences of scripts, photos of experiments, bill of materials, a road map for making a scientific report and lists of exercises since the energy quantization to the photoelectric effect. Qualitative and quantitative results showed that a trial class is able to stimulate the active participation of students, as well as providing a motivating environment for teaching and learning, revealing skills that students, while listeners do not have the opportunity to practice them.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.20408
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/20408/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.