http://repositorio.unb.br/handle/10482/20208
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_LilianeJuvênciaAzevedoFerreira.pdf | 7,5 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | A gestão do conhecimento no sistema de bibliotecas da Universidade Federal de Goiás (SIBI/UFG) por meio da análise de redes sociais |
Authors: | Ferreira, Liliane Juvência Azevedo |
Orientador(es):: | Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende |
Coorientador(es):: | Martins, Dalton Lopes |
Assunto:: | Gestão do conhecimento Análise de redes Redes sociais Bibliotecas |
Issue Date: | 13-May-2016 |
Data de defesa:: | 29-Mar-2016 |
Citation: | FERREIRA, Liliane Juvência Azevedo. A gestão do conhecimento no sistema de bibliotecas da Universidade Federal de Goiás (SIBI/UFG) por meio da análise de redes sociais. 2016. xv, 187 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Abstract: | A crescente importância atribuída à informação e ao conhecimento tem levado às organizações a busca por adequações tecnológicas e recursos humanos qualificados como meio estratégico no alcance de objetivos. A justificativa dada a essa importante consideração deve-se o contínuo desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação que vem desenvolvendo a produção de informação e conhecimento. A Gestão do Conhecimento como prática de disseminação de conhecimento implícito em organizações tem sido uma alternativa interessante para a administração organizacional. E as redes de conhecimento, elo sistemático constituído por especialistas dentro de uma organização, constitui em grupo de pessoas socialmente envolvidas com o propósito de criar, gerar e disseminar conhecimento a favor do desenvolvimento institucional. As instituições públicas se enquadram perfeitamente neste contexto, visto que podem ser consideradas organizações. Para tanto, esta pesquisa tem como principal proposta analisar como as redes de conhecimento se configuram em instituições públicas, tomando como campo empírico um sistema de bibliotecas de uma universidade federal. A pesquisa se caracteriza como descritiva, com abordagem mista – qualitativa e quantitativa – utilizando o estudo de caso como método de investigação e a análise de redes sociais como técnica de análise dos dados. As etapas constituíram em: identificação dos atores do conhecimento do SiBI/UFG, por meio de documentos institucionais; exame do perfil de conhecimento da equipe a partir de questionários e, por fim, análise da configuração dos relacionamentos, utilizando grafos na ilustração. As redes encontradas ilustram laços enfraquecidos no sistema como um todo. No entanto, em certa medida, mais fortes nos grupos de bibliotecas, configurando em uma rede social fragmentada. Concluiu-se, a partir dos resultados em ARS, que a Gestão do Conhecimento é um método inexistente no SiBi, com algumas características apenas. Acredita-se que a criação de um modelo de gestão baseado no conhecimento organizacional poderá fortalecer os vínculos entre os membros, resultando em uma melhor execução das atividades institucionais. |
Abstract: | The growing weightiness given to information and knowledge has been taking organizations in a path of searching for suitable technologies and qualified human resources capable of achieving their goals. The justification regarding this important statement lies on the continuous development of information and knowledge´s production. Knowledge management as a way of implicit knowledge spreading in organizations has been considered an interesting choice for organizational management. And the knowledge networks, systematic links formed by specialists inside an organization, are actually the group of people socially involved with the purpose of generate, manage and spread knowledge in favor of institutional development. Public institutions are a perfect example of this context, since they can be considered as organizations. This research has as its main goal to analyze how the knowledge networks configure themselves as public institutions, taking as empiric field a system of a federal university libraries.The research is characterised as a descriptive one, bringing a mixed approach - both qualitative and quantitative - using the case study as research method and the social networks analyzes as the data analyzes technique. The process steps where represented as: identification of the SIBI's knowledge actors, through institutional documentation; team's knowledge profile with the use of questionnaires and, at last, the relationship configuration analyzes, using graphs on the illustrations. Networksfoundillustrateweaklinksin the systemas a whole.However, ina certain measure, the stronger thelibrary groups, inconfiguringa fragmentarysocial network. It was concludedfrom the resultsinSNAthatKnowledge Managementisa non-existentmethod inSiBi/UFG, withsome featuresonly. It is believedthat the creation ofa management modelbased onorganizational knowledgecanstrengthen the bondsbetween members,resulting in betterperformance ofinstitutional activities. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2016. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.20208 |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.