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Título: Avaliação para as aprendizagens na educação infantil : constituição e desenvolvimento na rede pública de ensino do Distrito Federal
Autor(es): Corrêa, Maria Theresa de Oliveira
Orientador(es): Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
Assunto: Educação de crianças
Educação e aprendizagem
Data de publicação: 6-Mai-2016
Referência: CORRÊA, Maria Theresa de Oliveira. Avaliação para as aprendizagens na educação infantil: constituição e desenvolvimento na rede pública de ensino do Distrito Federal. 2015. 246 f., il. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa teve por questão central compreender a constituição e o desenvolvimento da avaliação para as aprendizagens na Educação Infantil da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal no período de 1960 a 2014. Na metodologia privilegiou-se a abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso histórico-organizacional. A construção das informações pautou-se na análise documental e nas entrevistas semiestruturadas realizadas com 14 professoras que atuaram em diferentes funções na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, no período indicado, e as informações foram analisadas sob a perspectiva do Paradigma Indiciário, proposto por Ginzburg (1989). Os sinais identificados evidenciaram que a avaliação para as aprendizagens na Educação Infantil da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal constituiu-se e desenvolveu-se até a década de 1990, predominantemente sustentada na concepção preparatória de Educação Infantil, concebendo a infância/criança universalizada. A partir dela, no período compreendido entre 2000 e 2014, a avaliação para as aprendizagens esteve alicerçada na representação da Educação Infantil para as infâncias, fecundando a construção da infância/criança social e historicamente contextualizadas, na concepção de Educação Infantil Preparatória e em construções híbridas que podem indicar uma (re) construção de concepções. De modo geral as orientações da SEEDF em relação ao processo avaliativo para as aprendizagens na Educação Infantil pautou-se no estabelecimento de procedimentos de avalição, assumindo a avaliação formativa na década de 1980 e mantendo essa opção até o momento atual. O processo avaliativo para as aprendizagens das crianças foi tratado timidamente no período de 1960 a 1990 pelos documentos oficiais, assim como a avaliação informal, largamente utilizada nessa etapa da Educação Básica. A pesquisa identificou também desafios a serem superados: a fragilidade da formação do docente para atuação na Educação Infantil; a rotatividade de professoras admitidas sob o regime de contrato temporário, o que fragiliza a consolidação e manutenção de grupos de estudos; a lenta apropriação das orientações previstas nos documentos orientadores e mandatórios, concorrendo para o desenvolvimento de práticas avaliativas equivocadas; fragilidades na realização dos registros das observações; dificuldades para a elaboração do RDIA e a necessidade da (re)significação do sentido atribuído pelas professoras a este documento. Defendo, pois, que avaliar para as aprendizagens das crianças requer a construção do significado dos procedimentos e instrumentos de registros dos resultados do processo avaliativo sob o risco de, se destituídos dessa construção, lhes serem atribuídos um valor burocrático que subtrai os sentidos formativos das práticas docentes, esvaziando o significado da própria avaliação que é contribuir para as aprendizagens das crianças.
Abstract: The main point of this research was to understand formation and development of assessment for learning in Infant Education of the Federal District Public Network of Education from 1960 to 2014. Methodology focused the qualitative approach, trough historical and organizational study of cases. The information construction was based on documental analysis and semi-structured interviews with 14 teachers who worked in different functions in the Education State Department of the Federal District, in the period above mentioned, and the information was analyzed from the perspective of Evidential Paradigm proposed by Ginzburg (1989).The identified signs showed that the assessment for learning in the public schools of Infant Education of the Federal District was constituted and developed until the 1990s predominantly sustained in preparatory design of Infant Education, conceiving a childhood / child universalized. From there, in the period between 2000 and 2014, the assessment for learning was founded on behalf of Infant Education for childhoods, fertilizing the construction of childhoods /children social and historically contextualized in the design of the Preparatory Infant Education and hybrid constructions that may indicate a (re) building concepts. Generally the SEEDF guidelines regarding the evaluation process for learning in kindergarten was based on establishing evaluation procedures, taking on formative assessment in the 1980s and keeping this option until the present time. The evaluation process for the learning of the children was shyly treated in the period 1960-1990 by official documents, as well as informal assessment, widely used in the Basic Education stage. The survey also identified challenges to be overcome: the fragility of teachers for performance in kindergarten; turnover of teachers admitted under temporary contracts, which undermines the consolidation and maintenance of study groups; the slow appropriation of the guidelines set out in guiding and mandatory documents, causing erroneous assessment practices; the weaknesses on the achievement of record notices; difficulties on preparation of RDIA and the need of getting a different meaning attributed by teachers to this document. I argue therefore that review to the learning of children requires the construction of the meaning of the procedures and instruments records of the results of the evaluation process under the risk if removed this construction, assigning such a bureaucratic value that subtracts the formative meanings of practices teachers, emptying the meaning of the evaluation itself which is to contribute FOR the learning of children.
Resumen: Esta investigación tuvo como cuestión central la comprehensión cerca de la formación y el desarrollo de la evaluación para el aprendizaje en la Educación de la Primera Infancia del Sistema de Escuelas Públicas del Distrito Federal de 1960 a 2014. En la metodologia favorece un enfoque cualitativo, mediante el estudio de caso histórico-organizacional. La construcción de las informaciónes estuvo marcada por la análisis documental y entrevistas semiestructuradas, llevadas a cabo con 14 maestros que trabajaron en diferentes funciones en el Departamento de Estado de Educación del Distrito Federal, en el período asseñalado, y las informaciónes fueron analizadas desde la perspectiva del Paradigma Indiciário propuesto por Ginzburg (1989). Los signos identificados muestran que la evaluación para el aprendizaje en la red pública de Educación Infantil del Distrito Federal se constituyó y desarrolló hasta los años 1990 sostenidos principalmente en el diseño preparatorio de la educación infantil, que concibe la infancia / hijos universalizados. A partir de ella, el período comprendido entre 2000 y 2014, la evaluación para el aprendizaje fue fundada en la representación de la educación infantil para la infancia, la fertilizando la construcción de las infancias / niños sociales e históricamente contextualizadas en el diseño de la Educación Infantil Preparatorio y en construcciones híbridas que pueden indicar una (re) construcción de conceptos. En general las directrices del SEEDF sobre el proceso de evaluación para el aprendizaje en la Educación de infantes se basan en el establecimiento de procedimientos de evaluación, teniendo la evaluación formativa en la década de 1980 y manteniendo esta opción hasta la actualidad. El proceso de evaluación para el aprendizaje de los niños fue tratado con timidez en el período de 1960 a 1990 en los documentos oficiales, así como la evaluación informal, ampliamente utilizada en esa etapa de Educación Básica. La encuesta también identificó los retos que hay que superar: la fragilidad de la formación de profesores para el desempeño en la Educación Infantil; rotación de profesores admitidos bajo contratos temporales, lo que socava la consolidación y el mantenimiento de los grupos de estudio; la lenta apropiación de las directrices establecidas en los documentos guía y obligatorios, contribuyen al desarrollo de las prácticas de evaluación erróneas; debilidades en la consecución de los registros de las observaciones; dificultades para establecer la RDIA y la necesidad de (re) ssignificación del sentido asignado por los maestros a este documento. Sostengo, por tanto, que la revisión al aprendizaje de los niños exige la construcción del significado de los procedimientos e instrumentos de registros de los resultados del proceso de evaluación bajo el riesgo de, si eliminado esta construcción, les asignalar un valor tan burocrático que saca los sentidos formativos de las prácticas de los maestros, que vacia el significado de la propia evaluación, que es el de contribuir para el aprendizaje de los niños.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.11.T.20144
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