http://repositorio.unb.br/handle/10482/1991
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2008_CristianeECamboim.pdf | 562,39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Cadê o computador que estava aqui?: as relações de poder e sua influência na compra dos laptops educacionais no governo Lula da Silva |
Authors: | Camboim, Cristiane Edna |
Orientador(es):: | Moraes, Raquel de Almeida |
Assunto:: | Poder Tecnologia da informação e da comunicação Discurso pedagógico Silva, Luiz Inácio Lula da, 1945- Educação - tecnologia da informação Educação - computadores na escola Laptops |
Issue Date: | 19-Oct-2009 |
Data de defesa:: | 26-Jun-2008 |
Citation: | CAMBOIM, Cristiane Edna. Cadê o computador que estava aqui?: as relações de poder e sua influência na compra dos laptops educacionais no governo Lula da Silva. 84 f. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. |
Abstract: | Esta pesquisa se propôs a analisar as propostas de laptops educacionais que foram oferecidas ao Governo Lula da Silva, entre os anos 2005-200,6 na perspectiva das relações de poder. Nossa hipótese é que as discussões se voltaram preferencialmente para o laptop desenvolvido no exterior, no caso o XO. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se a abordagem crítica tal como a entende Habermas, utilizando a razão no sentido da emancipação. Ademais, foi utilizado o método da Análise de Conteúdo dos registros escritos. Os instrumentos utilizados foram: a) levantamento de documentos; b) observação direta da lista de discussão OLPCBrasil. Estava prevista a utilização de outros instrumentos, como a realização de entrevistas, mas não se conseguiu autorização para sua realização. Na análise, buscou-se traçar um paralelo entre a Sociedade Disciplinar e a Sociedade do Controle, dialogando com autores como Foucault, Deleuze e Moraes no sentido de compreender e caracterizar o discurso pedagógico, a fim de se esmiuçar o modo de funcionamento das relações de poder oriundas da compra dos laptops educacionais pelo Governo brasileiro. A pesquisa concluiu que existem fortes indícios de que há um modelo específico de laptop educacional que está sendo oferecido ao Governo Brasileiro – o XO da OLPC, uma vez que assuntos relacionados à melhoria da infra-estrutura das escolas e à qualificação dos professores pautaram apenas 0,71% e 10% dos assuntos tratados na lista, respectivamente. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT This research intends to analyze the use of proposals for educational laptops offered by Lula da Silva´s administration between 2005-2006 on the power relationship perspective. Our hypothesis is that discussions were oriented to a laptop developed in a foreign country the XO model. To achieve this goal, a critic method like the one proposed by Habermas was used in the emancipation reasonable way. Furthermore for the written records it was used the Contents Analysis method. The Instruments used were: a) documentation research; b) direct observation on the OLPC-Brasil discussion board. Other means were predicted, such as interviews, but there were no authorization to do so. On this work a parallel analysis was found between Discipline Society and Control Society, like the one proposed by Foucault, Deleuze and Moraes authors, on the way to comprehend and characterize the pedagogic speech dialoguing to try to explain the power relationship from the Govern when buying the Educational Laptops. The research concludes that are strong clues that oriented the offer of the XO model from OLPC because relevant subjects like school’s infrastructure development and teacher’s qualification were scored only as 0,71% and 10% respectively on the subjects treated on the discussion board. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.