http://repositorio.unb.br/handle/10482/19896
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_LucianeCristinaEneasLira.pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A publicidade destinada a crianças : uma análise de discurso crítica |
Autor(es): | Lira, Luciane Cristina Eneas |
Orientador(es): | Magalhães, Maria Izabel Santos |
Coorientador(es): | Keating, Clara |
Assunto: | Publicidade infantil Identidade - construção Análise de discurso crítica Crianças - formação |
Data de publicação: | 7-Abr-2016 |
Data de defesa: | 16-Dez-2015 |
Referência: | LIRA, Luciane Cristina Eneas. A publicidade destinada a crianças: uma análise de discurso crítica. 2015. 192 f.,il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Esta pesquisa ancora-se nos estudos da Análise de Discurso Crítica para a investigação dos efeitos da publicidade voltada para o público infantil nas famílias brasileiras. O tema da publicidade destinada às crianças tem ganhado destaque, no Brasil, nos últimos anos devido à atuação de movimentos civis em prol da regulamentação da publicidade infantil. Tendo em vista os diversos interesses em jogo, o assunto tem sido alvo de discussões e polêmicas. O objetivo deste trabalho é, portanto, contribuir para o debate, de modo a compreender a construção das identidades das crianças nos discursos de mães e pais sobre a publicidade infantil. Para tanto, foram analisadas vinte entrevistas semiestruturadas, realizadas com mães e pais de crianças com idade entre seis e dez anos em quatro escolas do Distrito Federal. Foram também consideradas, nas análises, práticas sociais envolvidas no processo de consumo das mensagens publicitárias, por parte das crianças. Pautaram as reflexões as contribuições de Fairclough (2001; 2003 e 2010) e os trabalhos de Martin (2000), Martin e Rose (2003) e Martin e White (2005) sobre avaliatividade. As análises apontam que a publicidade destinada a crianças tem causado impactos na dinâmica familiar, sendo, por vezes, responsável por certa desarmonia entre pais e filhos. Ao mesmo tempo em que reforça tradicionais papéis dos atores sociais na família, o consumo da publicidade infantil no contexto familiar também sinaliza para a diversidade de representações da infância e dos modos de se exercer parentalidade. |
Abstract: | This research bases itself on Critical Discourse Analysis studies to investigate the effects of advertising aimed at children in Brazilian families. The theme of advertising directed to children has gained prominence in Brazil in recent years due to civil movements acting for the regulation of advertising to children. In view of the several interests involved in it, this has been the subject of discussion and controversy. Therefore, the objective of this research is to contribute for the debate in order to have a better understanding of the construction of children’s identities in discourse on children’s advertising of mothers and fathers. Twenty semi-structured interviews carried out with mothers and fathers of children aged between six and ten years old, at four schools in Distrito Federal, were analyzed. It was also considered, in the analysis, social practices involved in the process of consumption of advertising messages by children. The reflections and analyses were based on contributions of Fairclough (2001, 2003 and 2010), Martin (2000), Martin and Rose (2003) and Martin and White (2005) studies on appraisal. The analyses indicate that advertising aimed at children has caused impact on family dynamics, and sometimes, it is responsible for some disharmony between parents and children. At the same time, it reinforces traditional roles of the social actors in family. The reception of advertising to children in the family context also points for a diversity of childhood representations and ways of experiencing parenting. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2015. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.T.19896 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.