http://repositorio.unb.br/handle/10482/19836
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_PedroCesarAlvesRSouza.pdf | 3,15 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Relação entre condições para criar e estratégias de aprendizagem no ambiente de trabalho |
Auteur(s): | Souza, Pedro César Alves Ribeiro de |
Orientador(es):: | Odelius, Catarina Cecília |
Assunto:: | Estratégias de aprendizagem Aprendizagem informal Criatividade no trabalho Ambiente de trabalho - motivação no trabalho |
Date de publication: | 1-avr-2016 |
Data de defesa:: | 25-fév-2016 |
Référence bibliographique: | SOUZA, Pedro César Alves Ribeiro de. Relação entre condições para criar e estratégias de aprendizagem no ambiente de trabalho. 2016. 137 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Résumé: | Este trabalho teve como objetivo identificar as relações existentes entre as condições para criar e o uso de estratégias de aprendizagem no ambiente de trabalho de uma rede de clubes socioesportivo de abrangência nacional. O conceito de criatividade organizacional foi entendido como "a geração de ideias, processos, produtos e/ou serviços novos para aquele indivíduo, grupo ou naquele contexto que possam gerar contribuições valiosas para a organização e/ou para o bem-estar das pessoas que trabalham naquele contexto e que possuam elementos essenciais à sua implementação" e o de estratégias de aprendizagem como "práticas que as pessoas utilizam para auxiliar a aquisição de conhecimentos e habilidades em seu contexto profissional". A pesquisa foi realizada junto a 198 funcionários efetivos de diferentes unidades da rede de clubes por meio da aplicação de um questionário estruturado disponibilizado eletronicamente, que continha dois instrumentos de medida. O Indicadores de Condições para Criar no Ambiente de Trabalho (ICCAT) composto de duas escalas, sendo a primeira voltada a condições favoráveis à criatividade, composto de 36 itens e 6 fatores, e a segunda voltada a condições desfavoráveis à criatividade, com 24 itens em 3 fatores. A escala de estratégia de aprendizagem utilizada, de Brandão e Borges-Andrade (2011), é composta de 26 itens distribuídos em 5 fatores. Foram realizadas análises descritivas e exploratórias, além de técnicas multivariadas como análise fatorial e de correlação de Spearman. A identificação de evidências de validade revelou novas estruturas fatoriais para as escalas de condições favoráveis à criatividade e de estratégia de aprendizagem, passando ambas a serem compostas por 4 fatores. Verificou-se maior concordância quanto à presença das condições favoráveis à criatividade Liberdade de ação e atividades desafiantes e Características do ambiente físico enquanto que para condição desfavorável mais percebida foi Excesso de Serviço e Escassez de Tempo. As estratégias de aprendizagem indicadas como mais utilizadas foram Aplicação prática e Reflexão Ativa e Busca de Ajuda Interpessoal. Em seguida, verificou-se a associação positiva entre condições favoráveis à criatividade com as estratégias de aprendizagem, bem como a associação negativa de algumas estratégias de aprendizagem com as condições desfavoráveis à criatividade. Seis das nove hipóteses levantadas inicialmente à luz da literatura foram confirmadas empiricamente e outras oito relações não previstas também foram identificadas. Os principais resultados apontam que a estratégia de aprendizagem Busca de ajuda interpessoal está relacionada com todos os fatores de condições para criar, favoráveis ou desfavoráveis, exceto com Dificuldade de comunicação e rigidez das normas e regras na organização, que não teve relação com nenhuma estratégia de aprendizagem. As relações de maior efeito são do fator de condições favoráveis Liberdade de ação e atividades desafiantes com as estratégias de aprendizagem Aplicação prática e reflexão ativa, Busca de ajuda interpessoal e Busca de ajuda em material escrito. O aspecto de condição favorável à criatividade Estímulos a novas ideias por colegas, chefes e ações organizacionais está relacionado com todas as estratégias de aprendizagem. |
Abstract: | This study aimed to identify the relationship between the conditions to create and use learning strategies in the workplace of a network of social and sports clubs nationwide. The concept of organizational creativity was understood as "the generation of ideas, processes, products and/or new services for that individual, group, or in that context that can generate valuable contributions to the organization and/or for the welfare of the people working in that context and that have essential elements to their implementation" and the concept of learning strategies as" practices that people use to support the acquisition of knowledge and skills in their professional context". The survey was conducted with 198 permanent employees from different units of the network of clubs through the application of a structured questionnaire available electronically, containing two instruments measure. The Indicators of Conditions to Create in the Workplace (ICCW) composed of two scales, being the first dedicated to favorable conditions for creativity, consisting of 36 items and 6 factors, and the second dedicated to unfavorable conditions for creativity, with 24 items on 3 factors. The learning strategy scale used, made by Brandão and Andrade-Borges (2011), consists of 26 items distributed on 5 factors. Descriptive and exploratory analyzes were performed, and multivariate techniques such as factor analysis and Spearman correlation. The identification of evidence of validity revealed new factor structures for the scales of favorable conditions for creativity and learning strategy, passing both to be composed by four factors. There was more agreement on the presence of favorable conditions for creativity freedom of action and challenging activities and characteristics of the physical environment while for unfavorable condition was Excess Service and lack of time. Learning strategies indicated as more used were Practical application and active reflection and Interpersonal Help Seeking. Then, the positive association between favorable conditions for creativity with the learning strategies was found, as well as the negative association of some learning strategies with unfavorable conditions for creativity. Six of the nine first hypotheses formulated based on the literature have been confirmed empirically and eight other unforeseen relations have also been identified. The main results show that learning strategy interpersonal help Search is related to all the factors of conditions to create, Favorable or unfavorable, except with Communication difficulty and rigidity of rules and regulations in the organization, that had no relation to any learning strategy. The greatest effect relationships are the factor of favorable conditions Freedom of action and challenging activities with the learning strategies Practical application and active reflection, Interpersonal help seeking and Seeking help from written material. The favorable condition for creativity Stimulus to new ideas from colleagues, bosses and organizational actions is related to all learning strategies. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2016. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.19836 |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.