Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/19729
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_SubjetividadeFilosofiaCriancas.pdf1,1 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Subjetividade e filosofia com crianças : um relato de experiência e reflexão
Auteur(s): Zanello, Valeska
Assunto:: Filosofia e crianças
Subjetividade
Date de publication: jan-2004
Editeur: Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará
Référence bibliographique: ZANELLO, Valeska. Subjetividade e filosofia com crianças: um relato de experiência e reflexão. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 22, n. 1, p. 38-47, jan./jun. 2004. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/ri/bitstream/riufc/12857/1/2004_art_vzanello.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2016.
Résumé: O presente texto visa analisar a experiência da autora no programa Filosofia na Escola, desenvolvido pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília junto à Fundação Educacional do Distrito Federal. Propõe-se uma leitura a partir da perspectiva dos processos de subjetivação para a compreensão das dinâmicas ocorridas desde a implementação do programa até os modos de funcionamento das comunidades de investigação tanto do corpo docente quanto discente, bem como suas possíveis imbricações. O amálgama escolhido como fio condutor na compreensão é a idéia de sentido, que engloba tanto a dimensão cognitiva quanto a afetividade do sujeito, ou seja, o modo como é afetado (o seu sentir). Procura-se apontar, a partir destas reflexões, um papel específico para o psicólogo neste tipo de programa. ________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article aims to analyze the author experience in the Philosophy in School program, developed by the University of Brasília and Educational Foundation of Federal District. It proposes a point-of-view of the subjectivity processes for the comprehension of the dynamics happened from the program beginning until the inquiry communities operation ways- including teaching staff and student body-and theirs implications. The amalgam chosen as principal way in the comprehension is the idea of "sense", which comprises the cognitive and affective (manner how the subject is affected) dimensions. lt searches then to point out a specific role to the psychologist in this kind of program.
Licença:: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo editor da revista, em 17 mar. 2016, com os seguintes termos: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/19729/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.