http://repositorio.unb.br/handle/10482/1967
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissert_Maria Luciene Gondim.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Um novo olhar sobre a compreensão oral : os mecanismos subjacentes ao ensino da compreensão oral segundo o enfoque da abordagem comunicativa |
Auteur(s): | Gondim, Maria Luciene de Souza Freitas |
Orientador(es):: | Chauvet, Gilberto Antunes |
Assunto:: | Linguagem e línguas - estudo e ensino Língua estrangeira Compreensão oral Abordagem comunicativa |
Date de publication: | 1-fév-2008 |
Data de defesa:: | 1-fév-2008 |
Référence bibliographique: | GONDIM, Maria Luciene de Souza Freitas. Um novo olhar sobre a compreensão oral : os mecanismos subjacentes ao ensino da compreensão oral segundo o enfoque da abordagem comunicativa. 2008. 113 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Brasília,Brasília , 2008. |
Résumé: | Ter um novo olhar sobre a CO é o foco principal desta dissertação que busca levar ao conhecimento de professores e pesquisadores da área um conceito mais amplo da CO segundo a visão da abordagem comunicativa. Sabe-se que a CO é uma habilidade que desafia tanto alunos quanto professores na área de ensino e aprendizagem de língua estrangeira. A nossa pesquisa tem como objetivo verificar como se dá a CO no contexto formal de ensino de alunos de nível avançado. Para orientar nossos estudos elaboramos uma configuração dos mecanismos subjacentes ao ensino da compreensão. A partir da vertente alvo –o aluno– encontramos nesse mecanismo quatro outras vertentes: o professor, o material didático, o recurso áudio-visual e o falante nativo. Através dessas vertentes buscamos sondar quais as percepções dos alunos acerca da existência das dificuldades em compreender um discurso oralmente proveniente dessas outras vertentes e buscamos verificar quais os mecanismos que são utilizados na sala de aula em favor do desenvolvimento da CO dos alunos. Considerando essas questões desenvolvemos a nossa pesquisa em contextos diferenciados, mas em um mesmo período de tempo. Os dados foram coletados por meio de procedimentos de base etnográfica, tais como: observações e gravações de aulas, questionário e entrevistas. O resultado da nossa pesquisa evidenciou haver fatores lingüísticos e não-lingüísticos que influenciam o desenvolvimento da CO nas diferentes vertentes, o que nos levou a concluir, pelas especificidades encontradas em cada uma e, sobretudo, pela complexidade que envolve essa habilidade para o ensino e aprendizagem de línguas. Este trabalho apresenta algumas conclusões que acrescentam subsídios para o melhor desenvolvimento da CO, uma vez que reconhece as especificidades de cada elemento envolvido. ___________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The focus of this dissertation is to show a new view on oral comprehension as well as to show teachers and researchers its new concept based on the communicative approach principles. Oral comprehension is an ability which challenges students and teachers during the teaching learning process of a foreign language learning. Our research aims at identifying the factors presented in the oral comprehension in formal teaching context among advanced level students. In order to guide our study, we built up a configuration of the mechanisms related to oral comprehension. We found out in these mechanisms five different situations: the students, the teachers, the books, the audio-visual aids and the native speakers. With these elements, we aim at identifying which perceptions students have in dealing with the difficuties in understanding a speech and which tools are used in the classroom in favor of the students’oral comprehension development.Therefore, for the purpose of our study, we made our research in different contexts, but within the same period of time. The data have been collected through procedures based on ethnographic research, such as: observation, class recording, questionnaires and interviews. The results have shown evidences that there exists a certain variation regarding the development of the oral comprehension in the different situations studied. These results also led us to the conclusion that there are specific aspects involved in each situation and that there is a great complexity concerning the oral comprehension development in foreign language teaching. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2008. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.