http://repositorio.unb.br/handle/10482/19430
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_FernandaMendesSerikawa.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | A inclusão/exclusão escolar de crianças e adolescentes em acolhimento institucional |
Otros títulos : | The scholar inclusion/exclusion of children and adolescents living in care |
Autor : | Serikawa, Fernanda Mendes |
Orientador(es):: | Legnani, Viviane Neves |
Assunto:: | Serviço de acolhimento institucional Inclusão escolar - crianças - adolescentes Adolescentes - escolarização Exclusão escolar |
Fecha de publicación : | 3-feb-2016 |
Data de defesa:: | 13-jul-2015 |
Citación : | SERIKAWA, Fernanda Mendes. A inclusão/exclusão escolar de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. 2015. 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumen : | Essa pesquisa tem por objetivo realizar uma investigação exploratória a respeito do processo de inclusão/exclusão escolar de crianças e adolescentes que se encontram sob medida protetiva de acolhimento institucional. Realizou-se uma revisão bibliográfica de artigos científicos e fez-se uma busca acerca do sistema de leis e garantias sobre o tema. Também foram realizados estudos em teorias do campo da psicologia, da psicanálíse e da sociologia para identificar e refletir acerca do referido processo. Dentro de uma abordagem qualitativa, na construção dos dados, foram entrevistadas quatro professoras, duas orientadoras educacionais, sete profissionais das instituições de acolhimento e quatro alunos que estão sob essa medida protetiva. Adotou-se como recurso, para se fazer a análise dos dados, a Análise de Conteúdo. Os resultados encontrados indicaram que a escola dirige aos jovens acolhidos as mesmas queixas e o mesmo tratamento estigmatizador dispensado aos alunos provenientes das classes socioeconômicas mais desfavorecidas. Também foram identificadas as dificuldades na interação entre os técnicos das entidades de acolhimento e os profissionais das escolas, apesar de já haver algum empenho para melhorá-la. Junto aos alunos, averiguou-se que eles acreditam que a escolarização seja um meio importante para garantir-lhes o futuro, mas que há um preocupante processo de autoculpabilização e de aceitação do estigma social. Palavras-chave: Acolhimento institucional. Inclusão/exclusão escolar. Criança. Adolescente. Relação com o saber. |
Abstract: | This research has as its main objective to make an exploratory investigation about the scholar inclusion/exclusion process of children and adolescents which are under protective measures of children’s homes. There were made a bibliographical revision of scientific papers and a search for laws involving this issue. In addition, there were accomplished studies respect psychology, psychoanalyses and sociology theories in order to identify and consider this whole process. Inside this qualitative approach, in the construction of data, there were interviewed teachers, professionals from children’s homes and students which are under protective measures. There was adopted the Analysis of Contents as methodology to analyze the data. The joined outcomes indicate that school aim at institutionalized children the same complaints and stigmatizing treatment dispensed to students originating from lower socioeconomic classes. There were also identified difficulties in the interaction between techinians from institutions and school professionals, despite having already some efforts to improve schools. Through the interviewed estudent, there was inquired that they believe schooling may be an important way of ensuring their future. At the same time, they demonstrated that schooling process failure has been incorporated by them, denoting an worring autoculpabilization process and acceptance of social stigmatization. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19430 |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.