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Título : A influência da BR-153 no crescimento e desenvolvimento econômico de Araguaína
Autor : Correia, Luiz Soares
Orientador(es):: Fortes, José Augusto Abreu Sá
Assunto:: Desenvolvimento econômico
Rodovia Transbrasiliana
Araguaína (TO)
Transportes
Fecha de publicación : 26-ene-2016
Citación : CORREIA, Luiz Soares. A influência da BR-153 no crescimento e desenvolvimento econômico de Araguaína. 2015. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumen : O cenário socioeconômico de um dado local depende de forças que determinam se ele, de acordo com teorias econômicas, se torna “estacionário” ou “em crescimento”. Tal ideia se deu com o crescimento e o desenvolvimento econômico da cidade de Araguaína no Tocantins, a qual possui sua posição geográfica facilitada pela abertura da rodovia federal BR-153 e se encontra à margem desta. Isto reforçou a expansão do capital. Dados históricos e estatísticos intensificam este sistema, à medida que promove a ligação entre esta cidade com outros estados como Pará, Goiás e Rio grande do Sul. Outros aspectos que atestam as implicações trazidas pela construção da rodovia Transbrasiliana à cidade de Araguaína referem-se à organização espacial, à formação do contexto social, especialmente à economia, como ela se formou, aliás, estes fatores já fazem parte de ampla contextualização por publicações constantes de pesquisas científicas, como o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas – IPEA, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e outros. No entanto, a análise do viés “transporte” restou como objeto para novas investigações, basta ver, este elemento como promotor socioeconômico que foi determinante para o crescimento e desenvolvimento de Araguaína e, assim sua análise não é fator comum no campo de trabalhos científicos. Esta dissertação objetiva mostrar uma nova reflexão, a partir de uma revisão que propõe os autores que discorrem acerca de fundamentos da Economia, da História, da transformação do território econômico e da importância do tráfego viário, e também da relação entre “a vida dos moradores” em Araguaína e o “poder de mobilidade”, facilitado pela abertura dos acessos a esta cidade, através da rodovia “BR-153”.
Abstract: The socioeconomic setting of a specific area depends on the forces that determine it, according to economic theory; it becomes "stationary" or "growth." This idea occurred to the growth and economic development of Araguaína city in Tocantins, which has its geographical position facilitated by the opening of federal highway BR-153 and it is untouched by this. This reinforced the expansion of capital. Historical and statistical data enhance this system, as it promotes the connection between this city to other states like Pará, Goiás and Rio Grande do Sul. Other aspects implies in the Transbrasiliana highway construction to Araguaína city. In this case, it refers to the spatial organization, the social training context, especially the economy, how it has created. In fact, all of them are related to the whole context involved in the publications of scientific research, such as the Institute of Applied Economic Research - IPEA, the Brazilian Institute of Geography and Statistics - IBGE and others. However, analysis of bias "transport" as a result for a new object investigation; how this element as socioeconomic promoter that was essential to the growth and the development of Araguaína. Thus, their analysis is a not common factor in the area of scientific production. This paper aims to show new thinking, from a review proposed by the authors who talk about fundamentals of economics, history, the transformation of economic territory and the importance of the traffic road, and also, the connection between "residents' lives "in Araguaína and the" mobility of power, "facilitated by opening access to this city by highway" BR-153 ".
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Transportes, 2015.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Transportes
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.19332
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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