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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19122
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Title: Software educativo, lúdico e interativo, como recurso didático em apoio à construção do conceito de número por crianças em processo de alfabetização matemática
Authors: Lopes, Francisco Régis Ferreira
Orientador(es):: Muniz, Cristiano Alberto
Assunto:: Matemática - aprendizagem e trabalho pedagógico
Crianças
Aprendizagem lúdica
Softwares educativos
Issue Date: 8-Jan-2016
Citation: LOPES, Francisco Régis Ferreira. Software educativo, lúdico e interativo, como recurso didático em apoio à construção do conceito de número por crianças em processo de alfabetização matemática. 2015. 198 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: Esta Pesquisa de perfil Qualitativo (exploratória e descritiva) tem por objetivo analisar o jogo dos pratinhos em formato de software educativo, lúdico e interativo, de atividades matemáticas, e possíveis contribuições e implicações pedagógicas na construção do conceito de número por crianças no processo de alfabetização matemática. O plano teórico da pesquisa se apoia em três bases de fundamentação: o conhecimento da criança, em seu aspecto de desenvolvimento e aprendizagem, a partir da perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais (TCC); no estudo dos jogos como objetos culturais, na compreensão de seus princípios de estruturação e dinâmica de ações; e na transposição didática da matemática aplicada às técnicas de informática, na qual investiga o processo de desenvolvimento de de um jogo em formato de software, na análise de sua concepção, processo de seleção de conteúdo, escolha de recursos, desenho de ambiente virtual, metáfora criativa e funcionalidades multimídia com finalidade didática de promover a aprendizagem do sujeito da pesquisa: crianças em processo de alfabetização matemática. A análise da pesquisa qualitativa observa o fenômeno em seu contexto de ação, em uma primeira investigação, a priori, que descreve o processo de criação do software, etapas de sua concepção, premissas de desenvolvimento com base nas orientações e formato proposto por equipe multidisciplinar de professores, pesquisadores, programador, editor multimídia, quanto às expectativas do projeto de ambiente de jogo em plataforma virtual a fim de facilitar a adaptação das crianças ao conceito de número, de onde emergem as regras de sua ação no contexto da abstração matemática. Em uma segunda análise, a posteriori, a pesquisa faz um quadro de observação da experiência da criança diante do ambiente lúdico e interativo do jogo, a fim de investigar a construção de significados e conceitos pelo sujeito da pesquisa a partir dos recursos e dinâmica de seu ambiente. O resultado da pesquisa é a construção de um quadro descritivo sobre a concepção e desenvolvimento de um jogo em formato de software educativo com foco na criança em processo de alfabetização matemática, cuja análise de sua experiência de manusear o computador, mostrou ser capaz de superar os obstáculos presentes no jogo. A pesquisa também avaliou a possibilidade de a criança a usar o software em conjunto com outras atividades de representação gráfica em material impresso, depois de interagir com o jogo. A pesquisa destaca a criação e desenvolvimento de um jogo em formato de software educativo como atividade complexa que envolve conhecimentos de diversas áreas, e a importância de o professor conhecer as etapas que compõem o processo de seu desenvolvimento, desde a concepção até que se torne uma ferramenta de ensino e possa fazer parte do planejamento didático das atividades diárias da sala de aula.
Abstract: The qualitative research profile (exploratory and descriptive) aims to analyze prototype of educational software game with playful and interactive activities focused on mathematics education, especially regarding the possible contributions and pedagogical implications of mathematical concepts of number by children in the numeracy process. The theoretical plan of the proposal is building on three bases of support: knowledge of the child, in its aspect of development and learning, from the perspective of the Theory of the Conceptual Field; in the study of the games as cultural objects, the understanding of their principles, structure and dynamic of actions; and in the didactic transposition of mathematic applied to the informatics techniques, in which investigates the development process of educational software prototype, analysis of its conception, content selection process, the choice of resources and design of the virtual environment, the creative metaphor and multimedia functionality with didactic purpose of promoting the learning of the research subject: children in the numeracy process. The analysis of qualitative research aims to observe the phenomenon in its context of action, in a first investigation, a priori, which describes the process of creating a software prototype, conception steps, choice of developing premises, based in the orientations and a format proposed by a multidisciplinary team of teachers, researchers, programmer, multimedia editor, that show up the expectations about the design of gaming environment in virtual platform, in order to facilitate the adaptation of children to the concept of number, from which emerge the rules of their action in the context of mathematical abstraction. In a second analysis, a posteriori, the research makes an observation framework of the children experience when face the playful and interactive environment of the game, in order to investigate the construction of meaning and concepts available to them. The search result is the construction of a descriptive frame about the design and development of an educational software game focusing on the child in process of numeracy, whose analysis of their experience of handling the computer, shows to be able to overcome the present obstacles in the game. The survey also assessed the possibility of the child to use the software in conjunction with graphical representation of activities in printed material, after interacting with the game. The research highlights the creation and developing educational software game as a complex activity that involves knowledge of several areas, and the importance of the teacher knowing the stages that make up the development process, from conception until it becomes a teaching tool and becomes part of the educational planning of daily activities of the classroom.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.19122
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