http://repositorio.unb.br/handle/10482/18815
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_MarjorieAmyYamada.pdf | 31,84 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Falando em quadrinhos : a influência do letreiramento nas histórias em quadrinhos |
Authors: | Yamada, Marjorie Amy |
Orientador(es):: | Las-Casas, Luiz Fernando Luzzi |
Assunto:: | Histórias em quadrinhos Letreiramento Diagramação Design gráfico |
Issue Date: | 27-Nov-2015 |
Data de defesa:: | 15-Jul-2015 |
Citation: | YAMADA, Marjorie Amy. Falando em quadrinhos: a influência do letreiramento nas histórias em quadrinhos. 2015. 189 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Abstract: | Possuidora de uma linguagem própria, a história em quadrinhos é uma mídia que integra o mundo das palavras e o mundo das imagens. Uma particularidades que contribui para reforçar essa relação é a exploração de propriedades gráficas das letras para a inserção harmoniosa na ilustração e para sugerir a transmissão de sons de forma mais precisa. O objeto de estudo deste trabalho consiste no planejamento e no emprego do texto nos quadrinhos, etapa chamada de letreiramento. Para contextualizar o processo, é apresentado um panorama histórico da evolução da diagramação textual no universo dos quadrinhos, acompanhando desde as obras precursoras das primeiras tiras cômicas até os preceitos atuais para a produção da nona arte. Em seguida, por meio de revisão de literatura e estudos de caso, descreve- se cada uma das incumbências dessa etapa, com explicação das diretrizes normalmente utilizadas. A fim de esclarecer aspectos da profissão do letreirista, alguns profissionais envolvidos na produção de histórias em quadrinhos responderam cerca de dez questões sobre o assunto. As respostas são apresentadas separadamente e, para os casos de diferentes pontos de vista, são analisadas em conjunto. Por fim, para compreender a percepção do leitor, apresenta-se a pesquisa realizada com o nicho de compradores de HQs, na qual os participantes foram divididos em dois grupos, sendo que apenas um foi exposto a erros amadores de letreiramento e ambos responderam às mesmas questões. Por meio de análise descritiva e testes estatísticos de correlação, avalia-se as discrepâncias existentes e a intensidade da associação com a variável letreiramento, com a conclusão de que existe influência sobre a maneira que o leitor percebe a história. |
Abstract: | With its own language, comics are a medium that integrates the world of words and the world of images. A feature that helps to strengthen this relationship is the exploration of text graphic properties for harmonious insertion in the illustration and to suggest the transmission of sounds more precisely. The study object of this work consists in planning and inserting text in comics, a step called comic lettering. To contextualize the process, a historical overview of the evolution of textual layout in the world of comics is presented, following from the precursor works of the first comic strips to current concepts for the ninth art production. Then, through literature review and case studies, it is described each of the tasks of this phase, with an explanation of the guidelines commonly used. In order to clarify aspects of comic letterer profession, some professionals involved in the production of comics responded about ten questions on the subject. The answers are presented separately and, for cases of different points of view, they are analyzed together. Finally, to understand the perception of the reader, it is showed the survey conducted among the niche of comic book buyers, in which participants were divided into two groups: only one of which was exposed to lettering amateurs error and both were asked the same questions. Through descriptive analysis and statistical correlation tests, the discrepancies are evaluated and so is the intensity of association with variable of comic lettering, with the conclusion that there is influence over the way that the reader perceives the story. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Design (IdA DIN) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Design, Programa de Pós-Graduação em Design, 2015. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Design |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.18815 |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.