http://repositorio.unb.br/handle/10482/18229
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_FabioHernandezMedeiros.pdf | 944,5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Leitura compartilhada de contos com prompts baseados nas funções da narrativa : efeitos sobre a compreensão textual |
Authors: | Medeiros, Fabio Hernandez de |
Orientador(es):: | Flores, Eileen Pfeiffer |
Assunto:: | Leitura Compreensão na leitura Comportamento - avaliação Crianças - livros e leitura Contadores de histórias |
Issue Date: | 21-May-2015 |
Data de defesa:: | 4-Mar-2015 |
Citation: | MEDEIROS, Fabio Hernandez de. Leitura compartilhada de contos com prompts baseados nas funções da narrativa: efeitos sobre a compreensão textual. 2015. viii, 69 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Abstract: | Leitura compartilhada pode ser definida como a leitura de um texto literário em voz alta por um adulto para uma ou mais crianças. Este estudo teve como objetivo investigar os efeitos da leitura compartilhada intercalada com prompts baseados nas funções da narrativa sobre a compreensão de contos. Vinte e dois contos dos Irmãos Grimm foram lidos a três crianças com idades entre 8 e 13, um por sessão. Na condição Leitura Simples, o texto era lido sem intervenções adicionais. Na condição Leitura Dialógica, a contadora de histórias interrompia a leitura em pontos pré-determinados do texto para fazer perguntas abertas e reforçar diferencialmente respostas verbais das crianças sob controle de funções narrativas importantes. Todos os participantes iniciaram o experimento na condição Leitura Simples seguida da condição Leitura Dialógica, em um delineamento de linha de base múltipla por participante. A compreensão dos textos foi avaliada a partir da porcentagem de eventos e funções da narrativa verbalizadas durante tarefas de recontação livre e recontação dirigida por perguntas. De maneira geral, a correspondência entre as histórias e as recontações foi superior na condição Leitura Dialógica em comparação com a condição Leitura Simples, porém mais para as funções da narrativa do que para eventos específicos. Todas as crianças apresentaram desempenho superior nas recontações dirigidas do que nas recontações livres, especialmente na condição Leitura Dialógica (na recontação livre o desempenho tendia a ser semelhante entre as duas condições). Discute-se o papel dos textos, dos prompts e do reforçamento diferencial nos efeitos encontrados. |
Abstract: | Shared reading is the act of reading books aloud to a child or a group of children. This study assessed the effects of shared reading interspersed with prompts based on narrative functions on story comprehension. Twenty-two Brothers Grimm´s fairy tales, one per session, were read to three children aged 8 to 13. In the simple reading condition, stories were read aloud without any additional interventions. In the dialogic reading condition, the storyteller interrupted reading at predetermined moments in the story to ask open-ended questions and differentially reinforce verbal responses under control of important narrative functions. All participants initiated the experiment in the simple reading condition followed by the dialogic reading condition, using a multiple-baseline across-subjects design. Comprehension was assessed by means of percentages of events and narrative functions cited during free retelling task followed by comprehension questions. In general, correspondence between the story and the child´s retelling was higher in the dialogic reading condition than in the simple reading condition, but more for narrative functions than for specific story events. All children showed better performance when prompted by open comprehension questions than on the retelling task alone, especially in the dialogic reading condition (in the simple reading condition performance tended to be almost the same on both tasks). The roles of the text, prompts and differential reinforcement on story comprehension are discussed. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2015. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18229 |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.