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Título : Políticas Culturais de acesso ao cinema no Brasil : os desafios do programa Cinema Perto de Você
Autor : Carvalho, Milena Times de
Orientador(es):: Geraldes, Elen Cristina
Assunto:: Cinema - Brasil
Cinema - aspectos sociais
Política cultural
Fecha de publicación : 7-may-2015
Citación : CARVALHO, Milena Times de. Políticas Culturais de acesso ao cinema no Brasil: os desafios do programa Cinema Perto de Você. 2015. xi, 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumen : A partir de uma retomada da constituição das políticas públicas voltadas para o setor cinematográfico em vários períodos históricos, é possível constatar que o foco da política de fomento se concentrou primordialmente na etapa de produção dos filmes. Na última década, iniciativas como a Lei do Audiovisual e o Fundo Setorial do Audiovisual conseguiram garantir um significativo montante de recursos que têm contribuído para o crescimento da produção de filmes nacionais. No entanto, o público atingido pela maioria desses filmes ainda representa um percentual pouco expressivo do mercado. Partindo dessa constatação, a presente pesquisa se propõe a investigar como tem sido formulada e implementada no Brasil uma política de acesso ao cinema, por meio de um estudo de caso do programa mais representativo dessa vertente na política em vigor, o Cinema Perto de Você. Adotando o aporte teórico-metodológico da Economia Política da Comunicação e sua aplicação aos estudos sobre a atividade cinematográfica, bem como reflexões contemporâneas sobre a conceituação e caracterização das políticas públicas de cultura e do acesso à cultura, analisamos a perspectiva de acesso adotada pelo Cinema Perto de Você, os atores e relações de poder envolvidos na sua formulação e implementação, e em que medida ele cumpre com o objetivo de diversificar, descentralizar e expandir a oferta de cinema à população brasileira. Concluímos que o programa, se por um lado tem contribuído positivamente para a expansão do parque exibidor, por outro, enxerga o acesso prioritariamente como prática de consumo, reforçando a hegemonia do modelo comercial de produção, distribuição e exibição, o que lhe impede de atuar significativamente na diminuição das desigualdades de acesso e na diversificação do conteúdo oferecido.
Abstract: From a resumption of the establishment of public policies for the film industry in various historical periods, it is clear that the focus of the policy focused primarily on the film production. In the last decade, initiatives such as the Audiovisual Law and the Audiovisual Sector Fund managed to secure a significant amount of resources that have contributed to the growth of production of national films, but the audience reached by the majority of these films is still a small percentage of market. Based on this finding, the present study aims to investigate how it has been formulated and implemented in Brazil a cinema access policy, through a case study of the most representative program this strand in the policy in course, the Cinema Perto de Você. Adopting the theoretical and methodological support of the Political Economy of Communication and its application to studies of film activity, as well as contemporary studies on the conceptualization and characterization of public policies on culture and access to culture, we analyzed the perspective of access adopted by the Cinema Perto de Você, the actors and power relations involved in its formulation and implementation, and to what extent it complies with the aim of diversifying, decentralizing and expanding the offer of films to the Brazilian population. We conclude that the program, on the one hand, has contributed positively to the expansion of the exhibitor park, and on the other hand faces the access primarily as a consumption practice, reinforcing the hegemony of the business model of production, distribution and exhibition, which prevents the Cinema Perto de Você from acting significantly in the reduction of inequalities of access and the diversification of the offered content.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2015.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
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DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.02.D.18098
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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