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Título: Constituição social do ser jovem camponês no contexto de assentamentos da Reforma Agrária na microrregião Guanambi, Bahia
Autor(es): Trindade, Domingos Rodrigues da
Orientador(es): Sá, Laís Maria Borges de Mourão
Assunto: Reforma agrária - Bahia (BA)
Camponeses
Educação rural - Bahia (BA)
Trabalhadores rurais
Data de publicação: 28-Abr-2015
Referência: TRINDADE, Domingos Rodrigues da. Constituição social do ser jovem camponês no contexto de assentamentos da Reforma Agrária na microrregião Guanambi, Bahia. 2015. 356 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A dinâmica do crescimento do capitalismo vem determinando transformações nas condições de reprodução social do capital e do modo de produção camponês. No Brasil, as pequenas unidades produtivas têm restringidas suas possibilidades de reprodução social, uma vez que a expansão do capital e a falta de perspectivas de trabalho, de melhoria das condições de vida têm contribuído para que os/as jovens deixem o campo (ABRAMOVAY et al. 1998). Diante de tal contexto, esta tese emerge da necessidade de se compreender como os/as jovens de assentamentos rurais se constituem como seres sociais na condição de filhos/as de assentados/as da Reforma Agrária no contexto da sociedade capitalista em processo de expansão no campo. O estudo foi realizado em dois assentamentos rurais: Nova Esperança, que se localiza no município de Palmas de Monte Alto, e Marrecas, no município de Malhada, ambos na microrregião Guanambi, Bahia. Participaram da pesquisa 27 jovens, 21 famílias, 03 representantes do poder público municipal, 01 assessor da FETAG polo de Guanambi e 02 presidentes de Associações de Trabalhadores Rurais dos assentamentos lócus da investigação. A metodologia trabalhada se pautou numa abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando os seguintes instrumentos de coleta de dados: grupo focal, entrevista semiestruturada, observação, questionário, pesquisa documental e diário de campo, considerando a perspectiva do materialismo histórico dialético nas relações contraditórias que movimentam a realidade social. A estrutura textual desta pesquisa contempla um conjunto de argumentos que se interconectam, articulando o debate acerca de três grandes eixos: a) Reforma Agrária, Educação do Campo e Projeto Camponês, b) Constituição social do ser jovem do ponto de vista da família camponesa, c) Constituição social do ser jovem do ponto de vista da autorrepresentação dos/das jovens. A tese argumenta que os/as jovens se constituem como seres sociais no contexto da Reforma Agrária na base das contradições impostas pela sociedade capitalista que os/as obrigam a construírem suas trajetórias de vida e idealizarem perspectivas de futuro/vida que os/as afastam da identidade camponesa em virtude da negação ampliada de direitos aos sujeitos jovens e às famílias camponesas. A pesquisa aponta que, na microrregião Guanambi a Educação do Campo ainda não conseguiu deixar marcas significativas, sobretudo no que se refere ao debate contra-hegemônico de projeto de campo, de educação e de nação; os/as jovens dos assentamentos são invisibilizados nas ações dos gestores municipais, portanto não são vistos como sujeitos de direitos. Sob a ótica da família dos/das jovens, o futuro da unidade familiar é algo incerto. A ausência do Estado no contexto pesquisado e o poder do capital têm impulsionado a saída dos/das jovens do campo e a muitas famílias venderem sua força de trabalho para o capital, causando, assim, o afastamento da identidade camponesa. No entanto, sujeitos organizados do campo, estão em movimento em contraposição ao modelo capitalista de produção e apontando outras possibilidades para se construir projetos de desenvolvimento, que valorizem as trajetórias de vida do camponês.
Abstract: The dynamics of the growth of capitalism has been determining transformations in the conditions of the social reproduction of capital and the peasant mode of production. In Brazil, the possibility of social reproduction of small productive units is restricted due to the expansion of capital; and the lack of prospective employment and improvement of circumstances has been driving youth away from rural areas (ABRAMOVAY et al. 1998). Considering this scenario, this thesis emerges from the need to understand how the youth in rural settlements is constituted as social beings in the condition of children of settlers of the agrarian reform in the contexts of the capitalist society undergoing expansion in the countryside. The study was conducted in two rural settlements: Nova Esperança, in the municipality of Palmas de Monte Alto, and Marrecas, in the municipality of Machada, both in the Guanambi micro-region in the State of Bahia. For the survey, we spoke to 27 youngsters, 21 families, 3 representatives of the municipal government, 1 FETAG advisor and 2 presidents of the Associations of Rural Workers from the settlements in question. The methodology employed is based on qualitative research, using the following tools for gathering data: focal group, semi-structured interview, observation, questionnaire, document research and field journal, considering the perspective of dialectic historical materialism in the contradictory relationships that fuel social reality. The textual structure of this research contemplates a set of interconnecting arguments, articulating the debate around three main axes: a) Agrarian Reform, Rural Education and Peasant Project, b) Social constitution of youth from the point of view of the peasant family, c) Social constitution of youth from the point of view of their own self-representation. The thesis argues that youngsters constitute themselves as social beings in the context of the agrarian reform in view of the contradictions imposed by capitalist society,which drive them to build life trajectories and envision perspectives for their lives and futures away from their peasant identities, due to the amplified barring of the rights of young individuals and their peasant families. The research points out that – in the Guanambi micro-region – rural education has yet to leave any significant marks, especially concerning the counter-hegemonic debate of the project of countryside, education and nation; youth from the settlements are made invisible in the actions of the municipal government, so they are not regarded as individuals with rights. In the view of these youngsters’ families, the future of the family unit is uncertain. The absence of the State in the context of capital power researched and have boosted the output of/girls of the field and the many families sell their workforce to the capital, thus causing the removal of the peasant identity. However, subject field organized, are on the move in contrast to capitalist production model and pointing out other possibilities to build developments projects, who value the trajectories of peasant life.
Résumé: La dynamique du capitalisme croissant est un facteur déteminant dans la transformation des conditions de reproduction sociale du capital et du mode de production. Au Brésil, les responsabilités de reproduction sociale des petites exploitations agricoles sont de plus en plus restreintes, dès lors que l’expansion du capital et le manque de perspectives en termes d’emploi et d’amélioration des conditions de vie poussent les jeunes à quitter le milieu rural (ABRAMOVAY et al. 1998). Face à un tel constat, cette recherchese veut une réponse à la nécessité de comprendre comment les jeunes des villages agricoles (assentamentos rurais) se constituent-ils comme des êtres sociaux en tant que fils/filles des villageois (assentados/as) issus de la réforme agraire dans le cadre de la société capitaliste en expansion dans le milieu rural. Cette étude est menée dans deux villages agricoles : Nova Esperança, situé dans la commune de Palmas de Monte Alto, et Marrecas, dans la commune de Malhada. Les deux se trouvent dans la micro-région de Guanambi, dans l’état de Bahia. Vingt-sept jeunes issus de vingt-et-une familles, trois représentants des élus locaux, un assesseur du pôle de Guanambi de la FETAG (fédération des exploitants agricoles) et deux présidents d’associations de travailleurs ruraux des villages agricoles concernés par cette enquête ont participé à cette recherche. La méthodologie suivie repose sur une approche qualitative de la recherche dont les éléments de collecte des données sont les suivants : groupe focal, entretiens semi-structurés, observation, questionnaire, recherche documentaire et un journal de terrain, tout en considérant la perspective du matérialisme historique dialectique dans les relations contradictoires de la réalité sociale. La structure textuelle de cette recherche comprend un ensemble d’arguments interreliés qui orientent le débat autour de trois grands axes : a) réforme agraire, éducation en milieu rural et projet paysan; b) constitution sociale de l’être jeune du point de vue de la famille paysanne; c) constitution sociale de l’être jeune du point de vue de l’auto-représentation des jeunes. L’argument avancé par cette thèse est que les jeunes se constituent comme des êtres sociaux dans le cadre de la réforme agraire dans le but de répondre aux contradictions imposées par la société capitaliste qui les oblige à construire leurs trajectoires de vie et à idéaliser des perspectives d’avenir/vie qui, à leur tour, les éloignent de l’identité paysanne par un déni généralisé des droits des sujets jeunes et des familles paysannes. La recherche révèle que l’éducation dans la micro-région de Guanambi n’est pas encore parvenue à laisser des traces significatives chez les jeunes, surtout en ce qui concerne le débat contre-hégémonique lié à un projet rural, à l’éducation et à la nation. En outre, les jeunes des villages agricoles ne sont pas pris en comptedans les actions entreprises par les gestionnaires municipaux et, conséquemment, ne sont pas considérés comme des sujets de droits. Sous la perspective des jeunes, le futur de l’unité familiale devient quelque chose d’incertain. L'absence de l'État dans le cadre du pouvoir capital fait des recherches et ont stimulé la sortie de / filles du champ et de nombreuses familles vendent leurs employés à la capitale, ce qui provoque la suppression de l'identité de paysan. Toutefois, sous réserve de champ organisé, se déplacent par opposition au modèle de production capitaliste et soulignant les autres possibilités de générer des projets de développements, qui valorisent les trajectoires de la vie paysanne.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação, 2015.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.T.18017
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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