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Titre: Perfil de desempenho de escolares nas funções cognitivas atenção e funções executivas : um estudo exploratório na cidade de Salvador-BA
Auteur(s): Shayer, Beatriz Pires Martins
Orientador(es):: Zannon, Célia Maria Lana da Costa
Assunto:: Psicologia infantil
Neurologia pediátrica
Psicologia da aprendizagem
Distúrbios da aprendizagem
Date de publication: 2007
Référence bibliographique: SHAYER, Beatriz Pires Martins. Perfil de desempenho de escolares nas funções cognitivas atenção e funções executivas: um estudo exploratório na cidade de Salvador-BA. 2007. 154 f. Tese (Doutorado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Résumé: Na prática clínica, a principal razão para encaminhamento de crianças para avaliação são as dificuldades comportamentais e de aprendizagem. A avaliação neuropsicológica tem despertado cada vez mais interesse de psicólogos clínicos e escolares, pois é uma perspectiva de avaliação que tem se mostrado útil para a conceitualização de uma variedade de problemas de aprendizagem, no desenvolvimento de intervenção e na melhor compreensão das diferenças quantitativas e qualitativas entre grupos diversos. As tarefas de atenção e de funções executivas têm sido, cada vez mais, usadas como instrumentos para o diagnóstico de problemas de aprendizagem. Assim sendo, a adequação e utilidade dos instrumentos de avaliação neuropsicológica das funções executivas em crianças tem sido motivo de investigação no exterior e no Brasil. O presente estudo teve por objetivo traçar o perfil do desempenho de escolares baianos no domínio atenção / funções executivas de um recente instrumento de avaliação neuropsicológica ainda não validado no Brasil (NEPSY), compará-lo com desempenho em um instrumento tradicional de inteligência (WISC III) e de uma escala brasileira de comportamentos associados à atenção e às funções executivas (Escala de TDAH). Além do perfil de desempenho, o trabalho também teve como objetivo verificar a existência de associações entre os instrumentos utilizados e variáveis sócio-demográficas, observar a existência de correlações entre os desempenhos obtidos nos diferentes instrumentos e a adequação do uso dos referidos instrumentos em uma amostra baiana. Os dados de 60 escolares de 6-12 anos de idade, de escolas públicas e particulares da cidade de Salvador, foram retirados de um banco de dados préexistente e analisados com freqüências, métodos inferenciais, correlações e análise de covariância (ANCOVA). Foram verificadas associações importantes entre desempenho no WISC III e no NEPSY com as variáveis sócio-demográficas sexo, tipo de escola, renda familiar, escolaridade da mãe e do pai; associações entre os resultados do domínio atenção e funções executivas do NEPSY com os sub-testes e fatores do WISC III; foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os resultados da amostra baiana no WISC III e no NEPSY e os resultados das respectivas amostras de padronização; os resultados na Escala de TDAH parecem ter sofrido influência da variável idade e não mostrou associação com os resultados do WISC III ou do NEPSY. As principais conclusões do estudo dizem respeito às associações existentes entre os resultados do WISC III e do NEPSY e sugere a inadequação da interpretação, a partir das tabelas normativas existentes, dos resultados obtidos pela amostra baiana nos instrumentos. São discutidas as implicações clínicas dos achados e apresentadas sugestões para pesquisas futuras. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Behavioral problems and learning disabilities are the main reasons for bringing children to be evaluated by a clinical psychologist. Neuropsychological evaluation is of great interest to clinical and school psychologists because it has been useful for the conceptualization of a variety of learning problems, for the development of interventions and for promoting a better understanding of quantitative and qualitative differences between various groups of children. Attention and executive functions tasks have been increasingly used as instruments for making learning problems diagnosis. Thus, the adequacy and usefulness of the neuropsychological executive functions assessment instruments for children have been the focus of several investigations abroad as well as in Brazil. This investigation aims at verifying Bahia schoolchildren´s achievement profile of executive functions assessed through a recent, not yet validated in Brazil, neuropsychological assessment instrument (NEPSY) Performance profile in Escala de TDAH, a brazilian attention deficits and hyperactivity behavior scale and WISC III are also attempted . Besides the performance profile, the investigation also aims at verifying the existence of associations among the used instruments and socio-demographic variables, observing the existence of correlations between achievement results obtained with the different instruments, and the adequacy of the above mentioned instruments for Bahia subject sample. Data relative to 60 schoolchildren, ranging from 6 to 12 years of age from public and private schools in Salvador were clipped from a preexisting data base and submitted to analysis in terms of frequency, inferential methods, correlations and analysis of covariance. Important associations between achievement in WISC III and in NEPSY and social-demographic variables such as sex, type of school, family income, degree of parents´ schooling were found; associations between NEPSY attention and executive functions results and WISC III subtests and factors were also found; statistically significant differences between the results of the Bahia sample and the normatization samples were also found; the ADHD Scale results seem to have suffered influence of age variable and there were no associations with WISC III or NEPSY results. The most important conclusions of this investigation are related to the existing associations between WISC III and NEPSY results which suggest the inadequacy of the interpretation of the results obtained by the Bahia sample when the existing normative tables were used. The clinical implications of the results are discussed and future research needs are suggested.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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