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Título : Adolescência, pobreza e inclusão digital : práticas discursivas e identidades (re)construídas no espaço virtual
Autor : Campêlo, Sandra Rodrigues Sampaio
Orientador(es):: Silva, Denize Elena Garcia da
Assunto:: Adolescentes - análise do discurso
Adolescentes - mídia digital
Inclusão digital
Análise de discurso crítica
Fecha de publicación : 6-mar-2015
Citación : CAMPÊLO, Sandra Rodrigues Sampaio. Adolescência, pobreza e inclusão digital: práticas discursivas e identidades (re)construídas no espaço virtual. 2014. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumen : Esta dissertação resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa (descritiva e interpretativa) e tem por objetivo descrever e interpretar práticas discursivas nas interações verbais online entre adolescentes de classes desfavorecidas, o que é complementado com depoimentos dos mesmos sobre sua relação com a internet. O marco teórico básico envolve a exterioridade da linguagem sob a luz da Análise de Discurso Crítica, proposta por Fairclough (2001, 2003), bem como a interioridade do sistema linguístico dentro dos parâmetros da Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday e Matthiessen (2004). Categorias sugeridas a partir do modelo do Sistema da Avaliatividade, por Martin e White (2005), complementam a análise linguístico-discursiva, uma vez que permitem conjugar as duas dimensões da linguagem: o discurso, que faz da língua um contrato social, com o enfoque em estruturas, sobretudo, em termos de significados e macrofunções da linguagem. Os dados empíricos foram obtidos junto a duas instituições públicas de ensino fundamental de Ceilândia com adolescentes de 14 a 16 anos moradores da região. Os métodos utilizados na geração de dados, que podem ser considerados de natureza netnográfica, foram produções de texto (redação e posts) e entrevistas semiestruturadas, levadas a cabo com os mesmos jovens, cujas interações online constituíram objeto de observação, registradas em diário de campo. Os resultados alcançados na pesquisa sugerem que as relações na e com a internet envolvem emoções que são intensificadas na vida real. Por outro lado, pode-se identificar uma acentuada humanização do computador (internet) que é visto como amigo, companheiro das horas solitárias, consolador, como ator coadjuvante em um mundo de cenários interiores, que clama por mudança. A pesquisa significa uma contribuição para trabalhos futuros que contemplem, no campo educacional, o acesso ao conhecimento pela internet como forma de alerta e, sobretudo de apoio para práticas sociais que favoreçam, mediante possibilidade de neutralização do fator classe econômico-social, a (re)construção de identidades sociais de adolescentes que vivem nas áreas periféricas dos grandes centros urbanos.
Abstract: This dissertation is the result of a qualitative research approach (descriptive and interpretative) and aims to describe and interpret discursive practices of online verbal interactions among teenagers from vulnerable social classes, which is reinforced by their own speeches about their interaction with the Internet. The basic theoretical framework involves the external dimension of language based on the Critical Discourse Analysis, proposed by Fairclough (2001, 2003) as well as its internal dimension, that is, the linguistic system within the parameters of the Systemic Functional Linguistics from Halliday and Matthiessen (2004). Categories suggested from the Appraisal System model from Martin and White (2005) complement the discursive linguistic analysis, once they allow the combination of both language dimensions: the discourse, which makes language a social biding, focusing on its structures, especially, in terms of meaning and language macro-functions. The empirical data were gathered from two public primary educational institutions from the city of Ceilândia involving students aged between 14 to 16 years old, all of them local residents. The methods used on the generation of data, considered as a netnographic approach, were essay writings, posts, and semi-structured interviews, carried out with the teenagers, whose online interactions constituted the object of observation, recorded in field notes. The achieved results from this research suggest that the relationship with/on the Internet involves emotions that are intensified in real life. On the other hand, it is possible to identify a highlighted humanization towards the computer (Internet), which, according to the data, is seen as a friend, a lonely hours companion, a supporter, or be it as a supporting actor in an inner world scenario claiming for changes. The research represents a contribution for future investigations that contemplate the educational sphere as to the access of knowledge through the Internet as a way of warning and, above all, as a support for social practices that may favor the neutralization of the social economical class aspect, the (re)construction of teenager social identities of those who live in the outskirts of large urban centers.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2014.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Linguística
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DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.17777
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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