http://repositorio.unb.br/handle/10482/17288
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_FernandoNisio.pdf | 32,7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | O robô e a maçã : aplicação das características estéticas do cinema expressionista na concepção de um curta de animação em stop motion |
Authors: | Nisio, Paulo Fernando Santos |
Orientador(es):: | Venturelli, Suzete |
Assunto:: | Cinema expressionista alemão Animação (Cinematografia) Animação - stop motion Cinema |
Issue Date: | 9-Dec-2014 |
Data de defesa:: | 11-Aug-2014 |
Citation: | NISIO, Paulo Fernando Santos. O robô e a maçã: aplicação das características estéticas do cinema expressionista na concepção de um curta de animação em stop motion. 2014. 167 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Abstract: | Esta dissertação prática-teórica visa apresentar a concepção de um curta de animação em stop motion a partir das características estéticas do cinema expressionista alemão. Primeiramente, as referências artísticas que embasaram os procedimentos metodológicos da estética da animação "O Robô e a Maçã". Esses embasamentos foram oriundos do Cinema Expressionista Alemão, com os filmes “Nosferatu”, “Metrópolis”, “Da aurora e meia noite” e “O Gabinete do Doutor Caligari”. Em um segundo momento são destacadas as principais características da teoria do expressionismo cinematográfico alemão como o forte contraste entre o claro e escuro; a geometrização da forma; o grafismo; os planos; as linhas diagonais e ângulos quebrados e obtusos; o direcionamento da luz e a manipulação das sombras; entre outros. Finalmente, apresenta o processo de criação do curta em animação em stop motion em “O Robô e a Maçã” e a aplicação das características estéticas do Cinema Expressionista em sua concepção. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT This theoretical and practical dissertation presents the conception of a stop motion animated short drawing from the aesthetic characteristics of the German Expressionist Film. Firstly, the artistic references that back up the aesthetic process method in the “Robot and the Apple”, that originate in the German Expressionist Films, such as “Nosferatu”, “Metroplis”, “From Morning till Midnight” and “The Cabinet of Doctor Caligari”. In this context, highlights the main characteristics of the German Expressionist cinematography: the strong contrast between light and dark; the geometrization of forms, the graphic planes; the diagonal lines and broken angles; light and shadow placement and manipulation; among others. Finally, presents the creative process of the stop motion animated short “The Robot and the Apple” and the application of the aesthetic characteristics of the German Expressionism, in its conception. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2014. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.