http://repositorio.unb.br/handle/10482/17257
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_ThiagoOliveiraNunes.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Contribuições da ontologia do ser social à educação física brasileira : primeiras aproximações |
Autor : | Nunes, Thiago Oliveira |
Orientador(es):: | Húngaro, Edson Marcelo |
Assunto:: | Lukács, György, 1885-1971 - crítica e interpretação Educação física Materialismo dialético Ontologia |
Fecha de publicación : | 5-dic-2014 |
Data de defesa:: | 15-ago-2014 |
Citación : | NUNES, Thiago Oliveira. Contribuições da ontologia do ser social à educação física brasileira: primeiras aproximações. 2014. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumen : | A Ontologia do Ser Social é o cume do desenvolvimento intelectual de György Lukács, o resultado de um processo multifacetado, pautado por diversas inflexões. Nesse caminho, o autor transitou do neokantismo ao marxismo – diferenciado em momentos de ativismos revolucionários, de crítica literária, de mobilização contra o nazi-fascismo, de contestação oblíqua ao stalinismo e das obras sistemáticas e maduras como a Estética e a Ontologia do Ser Social –, passando pela vereda hegeliana. Em sua obra derradeira, o ser social – esfera ontologicamente diferenciada, tanto da inorgânica quanto da orgânica, em que pese dependente de ambas – é definido como um ser histórico que se constrói e reconstrói, especialmente, a partir do ato de trabalho – compreendido como a ação intencional sobre a natureza com o intuito de produzir meios de produção e de subsistência –, bem como da linguagem, das relações sociais, da ideologia, da reprodução e da alienação. Além disso, o filósofo húngaro constatou que o “mundo dos homens” é uma totalidade concreta, dialeticamente articulada em totalidades parciais, a qual se apresenta sempre por meio de uma intrincada interação entre os elementos no interior de cada complexo. Sob tal perspectiva, nos impusemos o desafio de identificar as possibilidades de mediação entre a principal obra de Lukács e a educação física brasileira, tendo como objetivo recolocar em discussão, no setor crítico da área, um renovado materialismo histórico dialético advindo do pensador magiar. O fizemos apresentando, ao longo dessa primeira aproximação, as possibilidades que surgem a partir de tal interface para a compreensão, por exemplo, da cultura corporal. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT The Ontology of Social Being is the summit of intellectual development of György Lukács, the result of a complex process guided by different inflections. On this path, the author moved from the neokantianism to marxism – differentiated in times of revolutionary activism, literary criticism, mobilization against nazi-fascism, oblique review of stalinism and systematic and mature works like Aesthetics and the Ontology of Social Being – passing through the hegelianism. In your last book, the social being – ontologically differentiated sphere of the inorganic as the organic, despite dependent on both – Is set to be a history being that builds and rebuilds itself, according the act of work – understood as intentional action about nature for the production of means of production and subsistence – as well as language, social relations, ideology, reproduction and alienation. In addition, the hungarian philosopher found that the “world of men” is a dialectically articulated partial wholes concrete totality, which is always presented through an intricate interplay between the elements within each complex. From this perspective, set ourselves the challenge of identifying the possibilities of mediation between the main work of Lukács and physical education in Brazil, aiming to replace in the agenda of critical sector of the area, the renovated historical dialectical materialism coming from the magyar thinker. Presenting along that first approximation, the possibilities that arise from this interface for understanding, for example, body culture. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2014 |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.