Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16928
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_RenataMeloBarbosadoNascimento.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Rio, 40 graus : representações das mulheres negras no filme de Nelson Pereira dos Santos (1955)
Autor : Nascimento, Renata Melo Barbosa do
Orientador(es):: Oliveira, Susane Rodrigues de
Assunto:: Rio, 40 graus (Filme: 1955)
Negros - cinema
Gênero - identidade
Mulheres no cinema
Cinema brasileiro - aspectos sociológicos
Representação cinematográfica
Fecha de publicación : 19-nov-2014
Citación : NASCIMENTO, Renata Melo Barbosa do. Rio, 40 graus: representações das mulheres negras no filme de Nelson Pereira dos Santos (1955). 2014. 98 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumen : Esta dissertação tem como tema de estudo as representações das mulheres negras difundidas no filme Rio, 40 Graus (1955) de Nelson Pereira dos Santos. Com base nos estudos feministas e de gênero, buscamos historicizar/desnaturalizar estas representações, enfatizando as suas condições de produção. Essa desnaturalização, no desvelamento do caráter histórico e cultural das representações, permite que outras representações possam ser construídas e veiculadas, pondo em questionamento imagens que foram tomadas como verdadeiras e naturais acerca das mulheres negras no Brasil. Permite ainda a compreensão de que as mulheres negras são sujeitos com subjetividades plurais e múltiplas, que não são fixas ou permanentes, e que, portanto, se transformam e se relacionam com vários outros aspectos da vida social (classe, raça, profissão, geração, etc.). _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This Master´s Thesis aims to study the representations of black women as propagated in the movie Rio, 40 graus (1955), by Nelson Pereira dos Santos. Based on feminist and gender studies, we seek to historicize/deconstruct such representations by emphasizing the conditions under which they were produced. This denaturalization, by unveiling their historical and cultural nature, allows other representations to be built and conveyed, questioning thus portrayals of Brazilian black women that were accepted as true and natural. Further, it allows the understanding that black women are subjects with plural and multiple subjectivities, which are not fixed or permanent, and that therefore are susceptible to transformation and related to several other aspects of social life (class, race, profession, generation etc.).
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em História, Área de Concentração: Sociedade, Cultura e Política, 2014.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em História
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/16928/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.