http://repositorio.unb.br/handle/10482/16860
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_AlineGomesdeOliveira.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Efeitos das composições familiares na mobilidade dos idosos - uma análise multinível |
Otros títulos : | Effects the family composition in the elderly mobility - a multilevel analysis |
Autor : | Oliveira, Aline Gomes de |
Orientador(es):: | Gonzales Taco, Pastor Willy |
Coorientador(es):: | Silva, Alan Ricardo da |
Assunto:: | Transportes Envelhecimento Análise multinível Idosos - mobilidade |
Fecha de publicación : | 13-nov-2014 |
Data de defesa:: | 16-abr-2014 |
Citación : | OLIVEIRA, Aline Gomes de. Efeitos das composições familiares na mobilidade dos idosos - uma análise multinível. 2014. xiii, 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumen : | As sucessivas e contínuas mudanças demográficas mundiais têm motivado a demanda depesquisadores pelo entendimento de suas consequências e predições no que tange a preparopara um futuro com qualidade de vida para a sociedade. A mobilidade urbana para osidosos é uma questão fundamental a ser considerada não somente nas leis, mas também naspolíticas públicas e principalmente no planejamento das cidades. O objetivo desta dissertação é analisar os efeitos das composições familiares na mobilidade da população idosa, considerando correlação entre indivíduos e as suas famílias, utilizando uma análise multinível. Os dados utilizados foram os das pesquisas domiciliares de São Paulo dos anos de 1997 e 2007. O processo metodológico foi dividido em três etapas sendo utilizadaanálise descritiva, análise de agrupamento e de Regressão Logística Multinível. Dois níveishierárquicos de dados foram utilizados: o primeiro, relacionado às características específicas dos idosos, tais como idade, sexo, número de viagens, modo escolhido, escolaridade, papel desempenhado na família. No segundo nível, relacionaram-se osaspectos da família, como renda familiar e o número de pessoas do núcleo familiar. Os resultados obtidos demonstram as limitações e amplitudes dos métodos. Ainda sobre osresultados foi possível caracterizar os idosos e compará-los, para as duas amostras damatriz domiciliar de São Paulo dos anos 1997 e 2007 e por fim, explicaram-se os efeitos das variáveis socioeconômicas no nível da família na mobilidade dos indivíduos idosos. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT The successive and ongoing global demographic changes have motivated the demand for researchers in understanding the consequences and predictions regarding the preparationfor future quality of life societies. Urban mobility for seniors is a key issue to beconsidered not only in the laws, but as public policy and especially in the planning of thecities. The objective of this dissertation is to analyze the effects of the family compositionsin the mobility of the elderly population, considering correlation between individuals andtheir families using a multilevel analysis. The data used were from the household survey ofSão Paulo in 1997 and 2007. The methodological process was divided into three stagesbeing used descriptive analysis, cluster analysis, and finally a multilevel logisticregression. Two hierarchical levels of data were used : the first , related to the specificcharacteristics of the elderly , such as age, sex, number of trips, mode choice, education, role in the family. At the second level, related to aspects of family income and number ofpeople in household. The results demonstrate the limitations of the methods andamplitudes. Still on the results was possible to characterize the elderly and compare thetwo samples of the household matrix of São Paulo for the years 1997 and 2007, and finallyexplained the effects of socioeconomic variables at the household level in the mobility ofthe seniors. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.