Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/16402
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2014_PedroHenriqueMaximoPereira.pdf14,72 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Do aeroporto à aerotrópole e o território do Aeroporto Internacional de Viracopos
Autre(s) titre(s): From the airport to the aerotropolis and the territory of the International Airport of Viracopos
Auteur(s): Pereira, Pedro Henrique Máximo
Orientador(es):: Magalhães, Marcos Thadeu Queiroz
Coorientador(es):: Trevisan, Ricardo
Assunto:: Aeroportos - localização
Aeroportos - São Paulo
Desenvolvimento urbano
Date de publication: 7-oct-2014
Référence bibliographique: PEREIRA, Pedro Henrique Máximo. Do aeroporto à aerotrópole e o território do Aeroporto Internacional de Viracopos. 2014. 144 f. il. Dissetação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)–Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Résumé: Desde meados da década de 1970, os aeroportos têm sido pontos centrais do processo de industrialização e urbanização, em função da globalização econômica e da consolidação da nova indústria. Se outrora eles eram posicionados afastados dos núcleos urbanos, desde a década supracitada, estas infraestruturas tornaram-se cernes do processo capitalista de territorialização e fortes fatores de localização para as Aglomerações Produtivas. A Cidadeaeroporto (Airport City), nome dado a este processo, no início do Século 21, foi palco de intensa “metropolização”, e mais recentemente, desde 2006, veio a chamar-se Aerotrópole (Aerotrópolis). Este trabalho convida o leitor a conhecer como se dá a consolidação de Cidades-aeroportos e Aerotrópoles a partir de Aeroportos Industriais, no mundo, destacando alguns casos; e convida-o a refletir mais atentamente sobre o cenário brasileiro a partir do caso do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no estado de São Paulo. No Brasil, a abertura legal para a institucionalização de Aeroportos Industriais é recente (desde 2002). Desde 2006, Viracopos, o segundo aeroporto nacional a operar como industrial é objeto de planejadores que pretendem instituir a ele, feições de uma Aerotrópole. Para avaliar como se dá este processo na região, desenhamos o Modelo Analítico do Território de um Aeroporto Industrial, ao qual creditamos a capacidade de identificar as características peculiares destes fenômenos, com objetivo de verificar, diante deste panorama, as contradições e potencialidades da área para sua consolidação. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Since the mid 70’s, the airports have been the central spots of the industrialization and urbanization process, due to the economical globalization and the new industry’s consolidation. If once they were placed away from the urban centers, since the 70’s, these structures became the center of the capitalistic process of territorialization and also, strong factors of localization to the Productive Agglomerations. The Airport City, given name to this process, at the beginning of the 21st century, was the center spot of an intense “metropolization”, and recently, since 2006, it is called Aerotropolis. This work invites the reader to get to know how these Airport Cities and Aerotropolis are consolidated starting from Industrial Airports around the world, highlighting some cases. It invites you to think more attentively about the Brazilian scenario starting from the case of Viracopos International Airport in Campinas, São Paulo. In Brazil. The legal opening for the institutionalization of Industrial Airports is recent (since 2002). Since 2006, Viracopos, the second national airport to operate as industrial, is aim of planners that hope to institute characteristics of an Aeropole to it. To evaluate how this process works in the region, we designed the Analytical Model Of An Industrial Airport, to which we credit the capacity of identifying the peculiar characteristics of this phenomena. Aiming to verify, standing before this panorama, the conditions and potentialities of the area for its consolidation.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2014.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/16402/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.