Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/16348
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2014_KatrineTokarskiBoaventura.pdf2,08 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: A Comunicação e a perspectiva interdisciplinar : um mapa de definições, usos e sentidos do termo
Auteur(s): Boaventura, Katrine Tokarski
Orientador(es):: Martino, Luiz Cláudio
Assunto:: Comunicação
Interdisciplinaridade
Epistemologia
Date de publication: 30-sep-2014
Référence bibliographique: BOAVENTURA, Katrine Tokarski. A Comunicação e a perspectiva interdisciplinar: um mapa de definições, usos e sentidos do termo. 2014. 284 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Résumé: O presente trabalho discute a interdisciplinaridade entendida como ausência de um objeto de estudo próprio ao saber comunicacional, proposta que se tornou paradigmática para esta área de conhecimento. Muitos pesquisadores têm entendido que tal situação anula a possibilidade de aproximar e tratar a Comunicação como uma das ciências sociais. O trabalho se desdobra em várias dimensões: análise dos principais autores brasileiros sobre a matéria; o uso da interdisciplinaridade no plano institucional; uma enquête com pesquisadores do campo da comunicação e examina as origens do sentido de interdisciplinaridade que está presente no campo comunicacional; também procura estabelecer a definição desta e sua relação com outros posicionamentos afins, como a multi, a trans ou a antidisciplinaridade, bem como as consequências da adoção desse posicionamento epistemológico para o domínio de conhecimento da Comunicação. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present work discusses interdisciplinarity understood as the absence of an object of study for the communicational knowledge, proposal that became paradigmatic for this area of knowledge. Many researchers have understood that such situation denies the possibility of approaching and treating Communication as a social science. The work unfolds itself in several dimensions: analysis of Brazil's leading authors on the subject, the use of interdisciplinarity at the institutional level, a survey with researchers in the field of communication and discusses the origins of the sense of interdisciplinarity that is present in the communication field, aims to establish its definition and its relationship with other related positions, such as multi-, trans or antidisciplinarity as well as the consequences of the adoption of this epistemological position to the the knowledge domain of communication.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação, 2014.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/16348/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.