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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/16337
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Titre: Ressurgência de comportamentos com diferentes níveis de dificuldade em contextos de extinção e variação
Auteur(s): Pontes, Thaissa Neves Rezende
Orientador(es):: Abreu-Rodrigues, Josele
Assunto:: Behaviorismo (Psicologia)
Comportamento - avaliação
Date de publication: 29-sep-2014
Référence bibliographique: PONTES, Thaissa Neves Rezende. Ressurgência de comportamentos com diferentes níveis de dificuldade em contextos de extinção e variação. 2014. xii, 105 f., il. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Résumé: O presente estudo avaliou a ressurgência de sequências de respostas com estudantes universitários. O Experimento 1 investigou o efeito do nível de dificuldade (fácil e difícil) de sequências com cinco respostas e do contexto de teste (extinção e variação) sobre a ressurgência dessas sequências. Na Fase de Reforçamento, uma sequência alvo (S1) fácil foi reforçada para metade dos participantes e uma sequência difícil, para a outra metade. Na Fase de Eliminação, S1 não produzia reforços, enquanto uma sequência alternativa (S2) foi reforçada para todos os participantes. Na Fase de Ressurgência, S1 e S2 foram submetidas à extinção. No entanto, para metade dos participantes treinados com a S1 fácil (ou S1 difícil), não havia reforços para as sequências não alvo, enquanto que para a outra metade, sequências não alvo geravam reforços quando atendiam à contingência de variação em vigor. O Experimento 2 teve objetivos similares, mas as sequências compreendiam três respostas. Finalmente, o Experimento 3 isolou os efeitos do número de respostas por sequência e do número de reforços sobre a ressurgência da S1. Os resultados mostraram que: (1) sequências fáceis reapareceram mais frequentemente do que sequências difíceis; (2) o contexto de extinção foi mais favorável ao reaparecimento da sequência alvo do que o contexto de variação; (3) o reaparecimento da sequência alvo variou inversamente com o número de respostas por sequência e diretamente com o numero de reforços. O reaparecimento da S1, no entanto, não foi considerado um exemplo de ressurgência, uma vez que sua frequência não foi superior à das demais sequências. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study evaluated the resurgence of response sequences with college students. Experiment 1 investigated the effects of the difficulty (easy or difficult) of five-response sequences and testing context (extinction or variation) on the resurgence of those sequences. In the Reinforcement Phase, an easy target sequence (S1) was reinforced for half of the participants, and a difficulty sequence, for the other half. In the Elimination Phase, S1 did not produce reinforcers while an alternative sequence (S2) was reinforced for all participants. In the Resurgence Phase, S1 and S2 were under extinction. However, for half of the participants trained with the easy (or difficult) S1 there were no reinforcers for the non-target sequences, and for the other half, non-target sequences generated reinforcers according to a variation contingency. Experiment 2 had similar goals, but the sequences comprised three responses. Experiment 3 isolated the effects of the number of responses per sequence and the number of reinforcers upon S1 resurgence. The results showed that: (1) easy sequences reappeared more often than difficult sequences; (2) extinction was more favorable to the reappearance of the target sequence than variation; and (3) the reappearance of the target sequence varied inversely with the number of responses per sequence, and directly with the number of reinforcers. However, S1 reappearance was not taken as an example of resurgence because its frequency was not greater than the frequency of the other sequences.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2014.
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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