http://repositorio.unb.br/handle/10482/16191
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2014_LarissaCristinadaSilvaPortela.pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Transferência de função e reorganização de classes de equivalência relacionadas com diferentes biotipos |
Autor : | Portela, Larissa Cristina da Silva |
Orientador(es):: | Melo, Raquel Maria de |
Assunto:: | Obesidade Diagnóstico físico Grupos sociais |
Fecha de publicación : | 4-sep-2014 |
Data de defesa:: | 11-abr-2014 |
Citación : | MELO, Raquel Maria de. Transferência de função e reorganização de classes de equivalência relacionadas com diferentes biotipos. 2014. x, 81 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumen : | O presente estudo verificou o efeito do treino de reversão na reorganização de classes de equivalência com estímulos abstratos e figuras de silhuetas de diferentes biotipos. O estudo foi composto por duas fases. Noventa estudantes universitários participaram da Fase 1 que teve como objetivo selecionar, com a aplicação de dois instrumentos, os estímulos dos Conjuntos A e E da Fase 2 (figuras de silhuetas e adjetivos). No Instrumento “Seleção de silhuetas”foram apresentadas 42 figuras de silhuetas que deveriam ser classificadas de acordo com os biotipos magro, peso normal e obeso. No Instrumento “Seleção de adjetivos”eram apresentados 20 pares de adjetivos opostos que deveriam ser relacionados aos biotipos magro, normal e obeso. As três silhuetas e os três adjetivos relacionados com maior frequência, para cada biotipo, foram utilizados como os estímulos dos Conjuntos A e E da Fase 2. Na Fase 2, 11 estudantes universitários, divididos em dois grupos (Experimental e Controle), foram expostos a duas etapas de treinos e testes. Na Etapa 1, ambos os grupos foram submetidos a treinos de pareamento ao modelo (AC, BC e CD) e testes deformação de três classes de equivalência, com quatro elementos cada (uma silhueta e três figuras abstratas). Na Etapa 2 foi realizado para o Grupo Experimental o treino de reversão (CDr) e o Treino ED e o teste de reorganização das classes formadas na Etapa 1. Diferentemente, o Grupo Controle foi exposto ao treino de relações condicionais e teste de formação de classes com estímulos familiares (HF e FG). A Escala de Diferencial Semântico (EDS) foi aplicada, para seis estímulos (A1¹, A2¹e A3¹, D1, D2 e D3) em três momentos: no início do estudo, no final da Etapa 1 e após a Etapa 2. As aplicações da EDS destinavam-se a verificar a transferência de significado entre as figuras de silhuetas do Conjunto A e os estímulos abstratos do Conjunto D, após a formação das três classes de estímulos (Etapa 1), uma para cada biotipo, e os treinos de reversão da Etapa 2. Na Fase 2, os resultados mostraram que, na Etapa 1, ambos os grupos formaram classes de equivalência. Na Etapa 2, os participantes do Grupo Experimental aprenderam, com poucos erros e, em no máximo em duas sessões, as novas relações entre os elementos das classes de equivalência formadas na Etapa 1 (Treino CDr) e o Treino ED. Entretanto, o critério de reorganização de classes no Teste 2 (0 ou 1 erro) foi obtido apenas para as relações de simetria. Para o Grupo Controle, todos os participantes demonstraram formação de classes com os estímulos familiares, de maneira similar ao que ocorreu na Etapa 1. Os resultados das avaliações das escalas EDS demonstram ter havido transferência de significado entre os estímulos correlacionados, de acordo com o procedimento envolvido em cada etapa a que foi aplicada. O estudo contribuiu ao propor o estudo da formação e reorganização de classes de equivalência utilizando diferentes biotipos como estímulos com significado social. Contribuiu, também, para a área de reorganização de classes ao utilizar as escalas EDS em conjunto com procedimentos de formação e reversão de classes de equivalência para verificar a transferência de função. Sugere-se estudos futuros nos quais sejam investigadas variáveis que afetam a reorganização de classes de estímulos com significado socialmente atribuído e estudos que utilizem estímulos abstratos ou somente silhuetas magra e obesas para investigar a reorganização de classes de estímulos por meio das escalas EDS. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This study examined the effect of training reversal in the reorganization of equivalence classes with abstract stimuli and silhouettes’ figures of different biotypes. The study consisted of two phases.Ninety college students participated in Phase 1, conducted to select, by using two instruments, the stimulus sets A and E of Phase 2 (silhouettes and adjectives). Instrument “Silhouette selection” presented 42 figures of silhouettes that should be classified according to the three body types: slim, normal weight and obese. Instrument 2 “Adjectives selection” presented 20 pairs of opposite adjectives that should be related to these same body types. The three silhouettes and the three adjectives most frequently related to each body type were used as stimuli of sets A and E of Phase 2. In Phase 2, 11 college students were distributed into two groups (experimental and control) and exposed to two phases of training and testing. In Step 1, both groups were exposed to the practice of formation training (AC, BC and CD)andformation tests of three equivalence classes, each with four elements (a silhouette and three abstract figures). Step 2 was performed for the experimental group training reversal (CDr) and ED training and reorganization test of classes formed in Step 1. In contrast, the control group was exposed to the training of conditional relations and class formation test with familiar stimuli (HF and FG). The Semantic Differential Scale (SDS) was applied to six stimuli (A1¹, A2¹, A3 ¹, D1, D2 and D3) at three times: duringbaseline , at the end of Step 1 and after Step 2. The applications of SDS intended to verify the transfer of function between the silhouettes of Set A and Set D abstract stimuli, after the formation of the three classes of stimuli (Step 1) , one for each biotype , and after the classes reorganization, at the end of Step 2. In Phase 2 ,in Step 1, both groups formed equivalence classes. In Step 2, participants in the experimental group learned with fewer errors in Test 2. However, the criterion for reorganizing classes in Test 2 (0 or 1 error) was obtained only for relations of symmetry. For the control group, all participants demonstrated training classes with familiar stimuli, similar to what occurred in Step 1. The results of evaluations shows SDS scales have been meaning transfer between the correlated stimuli. The study contributed to propose the understanding of the formation and reorganization of equivalence classes using different biotypes as stimuli with social significance.Also contributed to the area of reorganization classes to use the SDS scales together with training procedures and reversal of equivalence classes to verify the transfer function. Future studies could: 1) investigate the effect of variables in reorganization classes of stimuli with socially meaning, as the size of training tasks, 2) investigate class reversals with SDS scales using abstract stimuli or, similar to the present study, only two types of silhouette: slim and obese. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2014. |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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