Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16095
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_MarcosViniciusFerreiraPassos.pdf8,01 MBAdobe PDFView/Open
Title: A produção de textos no vestibular : um estudo crítico de discursos
Authors: Passos, Marcos Vinícius Ferreira
Orientador(es):: Dias, Juliana de Freitas
Assunto:: Universidades e faculdades - vestibular
Língua portuguesa - análise do discurso
Issue Date: 15-Aug-2014
Citation: PASSOS, Marcos Vinícius Ferreira. A produção de textos no vestibular: um estudo crítico de discursos. 2014. 172 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Abstract: Esta pesquisa é fundamentada no arcabouço teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica (ADC) de linha inglesa, sob a leitura de Fairclough (1992, 2003) e Chouliaraki e Fairclough (1999). Assim, o trabalho aqui proposto consiste na análise dos textos que estão envolvidos no evento social denominado “vestibular”, na esfera da Universidade de Brasília. Trata-se de um estudo qualitativo, sob a metodologia documental e triangulada, sobre as marcas de identidade que constituem as produções de textos de candidatos ora ligados ao Vestibular Tradicional, ora conduzidos ao Programa de Avaliação Seriada (PAS) desta mesma Universidade. O trabalho insere-se na concepção da linguagem como um elemento que revela ideologias, identidades, relações de poder e outros processos discursivos, os quais estão envolvidos na vida social. A dissertação é dividida em quatro partes básicas: (1) as explanações teóricas das considerações acerca do discurso, da vida social e do novo capitalismo, aspectos que integram a base epistemológica da Análise de Discurso Crítica; (2) as considerações teórico-metodológicas que fazem parte do “modus operandi” da pesquisa, com os preceitos da triangulação metodológica, da pesquisa qualitativa e documental e do arcabouço da ADC, baseado em Chouliaraki e Fairclough (1999) e Fairclough (2003); (3) a contextualização com a situação da pesquisa, com as reflexões sobre o histórico do vestibular no Brasil, as idiossincrasias da escola em meio à ordem do discurso econômica e social, as transformações do tratamento dado à produção de texto, as concepções de gênero, texto e discurso subjacentes à educação transformadora e emancipatória de Giroux (1999) e (4) o exame de dados, trazendo à tona estratégias de análise como metaforização, estrutura genérica, modalidade e avaliação. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research is grounded in the theoretical and methodological framework of Critical Discourse Analysis (CDA) of the English line, under the reading Fairclough (1992, 2003) and Chouliaraki and Fairclough (1999). Thus, the work presented here is the analysis of the texts that are involved in the social event called "vestibular" in the sphere of the University of Brasilia . This is a qualitative study in the documentary and triangulated methodology , on markers of identity that constitute the production of texts of candidates now linked to the Traditional Entrance Examination , sometimes led to Serial Evaluation Program ( SBP ) of the same university . The work is part of the conception of language as an element that reveals ideologies, identities, power relations and other discursive processes, which are involved in social life . The dissertation is divided into four basic parts: (1) explanations about the construction of theoretical considerations about the speech, and social life of the new capitalism , aspects involving the epistemological basis of Critical Discourse Analysis; (2) the theoretical-methodological considerations that are part of the "modus operandi" of the search , to the precepts of methodological triangulation , qualitative and desk research and the framework of the ADC , based on Chouliaraki and Fairclough (1999 ) and Fairclough (2003) ; (3) contextualization with the state of researc , with reflections on the history of the vestibular in Brazil , the idiosyncrasies of the school amid the economic and social order of discourse , the transformation of the treatment of the text production , conceptions of gender , text and underlying transformative and emancipatory education Giroux (1999) and (4) the examination of speech data , surfacing analysis strategies as metaphors , generic structure , modality and evaluation.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2014.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/16095/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.