http://repositorio.unb.br/handle/10482/1600
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2008_LiciaMariaOPinho.pdf | 2,46 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Vivenciando o processo da morte na formação do enfermeiro |
Authors: | Pinho, Lícia Maria Oliveira |
Orientador(es):: | Barbosa, Maria Alves |
Assunto:: | Fenomenologia Morte - aspectos psicológicos Relações enfermeiro-morte Morte - visão docente |
Issue Date: | 26-Aug-2009 |
Data de defesa:: | 2008 |
Citation: | PINHO, Lícia Maria Oliveira. Vivenciando o processo da morte na formação do enfermeiro. 2008. 95 f. Tese (Doutorado em Tese (Doutorado em Ciências da Saúde)-Universidade Federal de Goiás, Convênio Rede Centro-Oeste – UnB-UFG-UFMS, Goiânia, 2008. |
Abstract: | Importantes estudos foram realizados nos últimos anos quanto à necessidade de se
pensar em formas de ensinar a cuidar do indivíduo no processo de morte, mas ainda
insuficientes para provocar transformações na prática do cuidado com a pessoa em
sua finitude. Este estudo teve como objetivos desvelar a vivência da morte e do
morrer na prática educativa do enfermeiro docente com o acadêmico de
Enfermagem no campo hospitalar; compreender o significado do existir humano para
o enfermeiro docente e, conhecer as formas de abordagem sobre a morte adotadas
por docentes de Enfermagem em Instituições de Ensino Superior. Pesquisa
fenomenológica desenvolvida em três Cursos de Graduação em Enfermagem,
localizados no município de Goiânia-GO. Foram entrevistados doze docentes no
período de outubro de 2006 a março de 2007. De posse dos depoimentos
integralmente transcritos emergentes da experiência vivida de cada docente,
encaminhei-me para análise que foi realizada em busca do invariante, das
convergências, ou seja, da essência das falas de cada sujeito. A leitura atentiva dos
dizeres dos sujeitos da investigação à luz do pensamento da ontologia existencial de
Martim Heidegger, foi fundamental para a compreensão dos diferentes modos de
como o processo da morte vai se mostrando ao docente nas diversas formas de
estar-ensinando e de estar-aprendendo. Os resultados deram origem a três
categorias temáticas: “o significado da temporalidade do existir do homem”;
“vivenciar a morte e o morrer com acadêmicos” e “educar para cuidar da pessoa no
processo de morte: é possível?”, que apontaram para a falta de preparo e habilidade
dos docentes para a vivência com o estudante em lidar com as questões da morte e
do morrer. Revelaram que a formação em relação ao tema é superficial, breve e sem
conexão com as disciplinas curriculares. Este estudo permitiu uma reflexão sobre o
ensinar a cuidar do ser-morrendo. Sugiro construir competências e habilidades, para
um cuidar singular e integral, dirigidos não somente à cura, mas a uma re-dimensão
diante da vida, onde a morte deve ser visualizada como parte da existência. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT Important studies were carried out in the last years as for the necessity to think about forms of teaching to take care of the individual in the process of the death, but still insufficient in order to stimulate transformations in practice of taking care before the person in his finitude. The objective of this study was to reveal the existence of the death and the act of dying in educational practice of the nurse teacher with the academic of Nursing in the hospital field and to understand the meaning of the act of existing in humans for the nurse teacher and the forms of approach on death adopted by professors of Nursing in Institutions of Superior Teaching. Phenomenological study developed in three courses of Nursing located in Goiânia- GO. Twelve professors were interviewed in the period of October of 2006 to March of 2007. In possession of the integrally transcribed testimonies, emergent of the experience lived by each teacher; I set out for analysis which was carried out in search of the invariant and of the convergences, in other words, of the essence of the words of each person. The attentive reading of the words of the subject of the investigation considering the thought of the existential ontology by Martin Heidegger was basic for the understanding of the different ways of how the process of the death is appearing to teachers in several forms of being-teaching and of being-learning. Three thematic categories had originated from the results: "the meaning of the temporality of the act of existing of the man", "to experience the death and the act of dying with academics" and to educate to take care of the person in the death and in dying: is it possible?" This pointed to the lack of preparation and skill of the teachers in the existence of the student to deal with the questions of the death and of dying. They showed that the formation regarding the subject is superficial, short and without connection with curricular subjects. This study allowed a reflection on teaching how to take care of the dying person. I suggest building competences and skills to take care singularly and integrally, directed not only to the cure, but to a re-dimension before life, in order that the death can be visualized as part of the existence. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2008. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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