Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15735
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LeonePariseVieiradaSilva.pdf12,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Automatização da seleção dos pixels âncora no cálculo da equação de balanço de radiação na superfície do algoritmo SEBAL
Autor(es): Silva, Leone Parise Vieira da
Orientador(es): Ralha, Célia Ghedini
Assunto: Geoprocessamento
Sistemas de informação geográfica
Sensoriamento remoto
Evapotranspiração
Algoritmos
Data de publicação: 2-Jun-2014
Referência: SILVA, Leone Parise Vieira da. Automatização da seleção dos pixels âncora no cálculo da equação de balanço de radiação na superfície do algoritmo SEBAL. 2013. xii, 84 f., il. Dissertação (Mestrado em Informática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Segundo dados da FAO, 70% dá água potável no mundo é utilizada na irrigação. Métodos como o lisímetro e a evapotranspiração potencial têm sido utilizados para estimar a necessidade hídrica da cultura. No entanto, tais métodos fornecem dados pontuais, muitas vezes sem refletir as condições reais da área cultivada, podendo sub-estivar ou superestimar a necessidade hídrica e prejudicando a produção. O algoritmo SEBAL utiliza imagens de satélite para calcular a estimativa de evapotranspiração em determinada área cultivada. As imagens de satélite fornecem um alto grau de granularidade no cálculo da evapotranspiração o que aumenta a precisão na estimativa de necessidade hídrica. O algoritmo depende de dois pixels âncora para calibrar o cálculo de evapotranspiração. A seleção incorreta destes pixels acarreta em erros consideráveis na estimativa. Os critérios de seleção dos pixels descritos no manual de referência do algoritmo são subjetivos, necessitando da experiência de um especialista. O presente projeto visa utilizar técnicas computacionais específicas como o processamento de imagens de satélite e geoestatística para resolver a seleção automática dos pixels âncoras (quente e frio) na imagem de satélite, reduzindo a necessidade de um especialista para realizar a tarefa. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
According to FAO, 70 % of drinking water worldwide is used for irrigation. Methods as the lysimeter and potential evapotranspiration have been used to estimate the crop water requirement. However, such methods provide only point data, often without reflecting the actual conditions of the cultivated area and may underestimate or overestimate the water requirement and hurting production. The SEBAL algorithm uses satellite images to estimate o acreage evapotranspiration. The satellite images provide a high degree of granularity in the calculation of evapotranspiration which increases accuracy in estimating water requirements. The algorithm depends on two anchor pixels to calibrate the calculation of evapotranspiration. Improper selection of these pixels leads to considerable estimated errors. The pixel selection criteria described in the algorithm reference manual are subjective, requiring the expertise of a specialist. This project aims to use specific computational techniques as satellite imagery processing and geo-statistics to automate selection of hot and cold anchor pixels in a satellite image, reducing the need for an expert to perform the task.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Ciência da Computação (IE CIC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Informática
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.