http://repositorio.unb.br/handle/10482/15567
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2014_TaisaResendeSousa.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | As concepções das crianças da educação infantil sobre violência : um estudo a partir da psicologia e da psicanálise |
Autor : | Sousa, Taísa Resende |
Orientador(es):: | Pedroza, Regina Lúcia Sucupira |
Assunto:: | Crianças e violência Educação de crianças - aspectos psicológicos Psicanálise e educação Infância |
Fecha de publicación : | 7-may-2014 |
Data de defesa:: | mar-2014 |
Citación : | SOUSA, Taísa Resende. As concepções das crianças da educação infantil sobre violência: um estudo a partir da psicologia e da psicanálise. 2014. xii, 100 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumen : | Este trabalho contribui com a problematização da violência no contexto escolar infantil, com o foco nas concepções das crianças de uma turma do primeiro período da educação infantil sobre essa questão. A pesquisa justifica-se pelo fato de reconhecer os sujeitos da infância como seres ativos em seu processo constituidor, capazes de falar sobre diversos assuntos e expressar seus desejos, angústias, fantasias e violências. Parte de uma revisão crítica da literatura acerca da violência, da psicologia, da psicanálise, da educação, da escola e da infância. Nosso objetivo foi de compreender as concepções de crianças sobre violência, em uma turma do primeiro período da educação infantil. Especificamente, objetivou-se criar um ambiente de escuta para compreender essas concepções; proporcionar espaços para manifestações das expressões corporais, orais e gráficas das crianças em relação à violência, por meio de brincadeiras, movimentos e desenhos; e analisar como as educadoras dessas crianças se posicionam sobre a questão da violência na educação infantil. A pesquisa é qualitativa, empírica e se baseia no método psicanalítico de investigação e interpretação. Foram realizadas na escola: leitura do Projeto Político Pedagógico (PPP), duas observações participantes, cinco entrevistas com cada uma das cinco educadoras e quatro oficinas com as crianças. Com base na proposta de Bardin (1977), sobre a análise de conteúdo, emergiram três categorias temáticas a partir das entrevistas com as educadoras: 1. o instruir, o educar e o cuidar na educação infantil; 2. motivações no trabalho com crianças e as concepções de infância para as educadoras e 3. os posicionamentos das educadoras sobre a violência na educação infantil; e quatro categorias temáticas que surgiram a partir das falas das crianças nas oficinas: 1. diferença nas concepções sobre bagunça e brincadeira; 2. a ambivalência dos seres humanos e as histórias infantis; 3. a obediência na educação infantil e 4. as concepções das crianças da educação infantil sobre violência. Ficou evidenciado que as concepções das crianças sobre violência se diferem bastante das concepções dos adultos sobre essa questão. Para as educadoras, violência é algo relacional. Enquanto que, para as crianças, violência é polícia, arma, de matar, de lutar e delegacia. Essa violência, que é da ordem do humano, está sendo interiorizada por elas e vai sendo reconhecida de maneira processual e inconsciente. Além disso, foi percebida certa dificuldade das educadoras em escutar as crianças e entendê-las como sujeitos que já são, que têm um passado, um presente e um futuro, e que podem falar sobre diversos assuntos, ao seu modo. Almeja-se, por fim, que a partir deste trabalho, sejam possíveis novas pesquisas, questionamentos, contradições, debates e reflexões. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT This work contributes to the violence problematic in the nursery scholar context focusing on the child's conceptions of a first period class from the nursery school concerning such matter. The research is justified because of the fact it acknowledges the childhood's subject as active human beings who are in a constitutive process, capable of talking about several matters and expressing their desires, anguishes, fantasies and violence. The research starts with a critical review of current literature concerning violence, psychology, psychoanalysis, education, school and childhood. Our goal was to comprehend the child's conceptions concerning violence in a first period class from a nursery school. Specifically, it was aimed at creating a listening environment in order to comprehend such conceptions; allowing spaces for corporal, oral and graphic manifestations from the children relating to violence by means of games, movements and draws; and analyzing how this children teachers positioned themselves regarding this violence matter on child's education. The research is qualitative, empiric and it is based on the psychoanalytic investigation and interpretation method. At the school it were made: a reading of the Pedagogic Political Project (PPP), two participant observations, five interviews with each one of the five teachers and four workshops with the children. Basing on the theory proposed by Bardin (1977), relating to content analysis, three thematic categories have come up after the interviews with the educators: 1. instructing, educating and taking care in nursery education; 2. motivations at work with children and the conceptions of childhood's for the teachers and 3. the teacher's point of view regarding violence in child's education; besides that four thematic categories have emerged from the talks with children in the workshops: 1. difference in conceptions about making a mess and play time; 2. the human beings ambivalence and the childhood stories, 3. obedience in nursery education and 4. the nursery school's children conceptions about violence. It could be observed that children points of view concerning violence were very different from the adult's on this matter. For the teachers, violence is something relational. While for children, violence is police, gun, killing, fighting and the police station. Such violence, which belongs to the human being order, is being internalized by children and it starts to be recognized in a processional and unconscious manner. Still it was seen some difficulty from the teacher in listening the children and understanding them as the subjects they are, who has a past, a present and a future, capable of talking about several subjects, on their own way. It is objected, at last, that from this work is possible to realize new researches, questionings, contradictions, debates and thinking. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2014. |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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