http://repositorio.unb.br/handle/10482/1551
File | Description | Size | Format | |
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Dissertacao_Ernesto_Pereira_Galindo.pdf | 4,86 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Análise comparativa do entendimento do transporte como objeto do planejamento |
Authors: | Galindo, Ernesto Pereira |
Orientador(es):: | Aragão, Joaquim José Guilherme de |
Assunto:: | Transportes - planejamento |
Issue Date: | 31-Jul-2009 |
Data de defesa:: | 6-Mar-2009 |
Citation: | GALINDO, Ernesto Pereira. Análise comparativa do entendimento do transporte como objeto do planejamento. 2009. 177 f. Dissertação (Mestrado em Transportes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
Abstract: | O transporte gera condições para outras atividades ocorrerem, sendo uma demanda derivada. Contudo, a sua compreensão restrita a potenciais efeitos externos, como o crescimento econômico, dificulta o entendimento de suas relações internas, necessárias ao seu planejamento. Se por um lado se justifica os investimentos no setor para evitar outros gastos, por outro se geram externalidades diversas (consumo energético, poluição, atrasos, acidentes, doenças, etc.). Entender essas relações em conjunto com a mobilidade e a acessibilidade é crucial para se planejar. Identificou-se a necessidade de estruturar o conhecimento de transporte para determinar as características que devem ser levadas em conta para medir o seu estado e definir suas prioridades. Para isso propôs-se um estudo com objetivo principal de desenvolver um método que permitisse analisar técnicas de definição de transporte e selecionar (identificar) aquela que o explique da forma mais adequada para o planejamento. Para a construção do método utilizou-se da sistematização de técnicas de construção de definições e relacionamento de conceitos, unidas à revisão do tema transporte e planejamento. A partir daí foram determinados critérios de seleção do modelo de entendimento de transporte que seria mais adequado às finalidades do setor e ao seu planejamento. O modelo selecionado é capaz de relacionar finalidades, componentes, atores e o sistema de transporte numa abrangência suficiente para ser o "gênero" das diversas "espécies" de transporte. Com isso se permitiu avaliar falhas ontológicas em outras formas de entendimento. Além disso, foram definidos alguns procedimentos para utilizar o modelo de entendimento na análise e avaliação de planos de transporte, possibilitando verificar o foco que cada um deles dá para os elementos que compõem a rede semântica do transporte e os objetivos de seu planejamento. Após utilizar dois planos (nacional e urbano) como estudo de caso, considerou-se em parte validada a utilidade do modelo, já que foram identificados alguns pontos a aprimorar no modelo selecionado. Como resultado parale lo percebeu-se ainda a importância das finalidades endógenas na delimitação da contribuição do transporte para o alcance das finalidades exógenas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT Transportation generates conditions for the practice of other activities. However, its comprehension is often linked to potential external effects, such as economic growth. Such limited view hinders the understanding of its internal relationships necessary for its planning. If on one hand the investments made on transportation are considered ways of avoiding extra costs, several externalities are created (energetic consumption, pollution, delays, accidents, diseases, etc). In order to plan, it is crucial to understand these relationships together with mobility and accessibility. Hence, it was necessary to organize the knowledge of transportation to determine the characteristics that should be considered in order to measure its status and priorities. To do so, a study was proposed with the main goal of developing a method that would allow the analysis of techniques that define transportation and consequently allow the selection (identification) of the technique that explains the sector most congruently for planning. To construct the method, the techniques of definiton creation and concept relationships were systemized, together with the revison of the theme "transportation and planning". The next step was to establish criteria to select the model of transportation comprehension that would be most adequate to the purposes fo the sector and its planning. The selected model is capable of relating purposes components, agents and the transportation system in a coverage that is sufficient to be the "gender" of the several "species" of transportation. This allowed the assessment of ontological imperfections in other forms of understanding. Moreover, some procedures were defined in order to use the model ofr comprehension in the analysis and evaluation of transportation plans, making it possible to verify the focus that each plan directs to the elements that compose the semantic network of tansportation and its planning objectives. After using two plans (national and urban) as case studies, the use of the model was considered partially valid, since the need for some improvements in the selected model were detected. As a parallel result, it was observed the importance of endogenous purposes in the delimitation of the contribution of transportation for the achievement of the exogenous purposes. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2009. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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