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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15263
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Title: Índices de retenção na Universidade de Brasília : abordagem do ponto de vista do financiamento
Authors: Vieira, Eduardo Tadeu
Orientador(es):: Niyama, Jorge Katsumi
Assunto:: Ensino superior
Educação - financiamento
Aluno equivalente
Issue Date: 28-Feb-2014
Citation: VIEIRA, Eduardo Tadeu. Índices de retenção na Universidade de Brasília: abordagem do ponto de vista do financiamento. 2013. 181 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis)—Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasília, 2013.
Abstract: Um dos principais desafios que enfrenta a educação superior na sua tradicional responsabilidade de ofertar ensino, pesquisa e extensão é o financiamento. Este estudo avaliou em uma instituição federal de ensino superior (IFE) o impacto do uso do conceito de retenção do aluno de graduação presencial no modelo de financiamento do ensino superior público federal. Foi mensurada a retenção real de 68.682 alunos que ingressaram na Universidade de Brasília no período de 1993 a 2006, perfazendo 28 semestres. Os dados foram coletados junto aos registros acadêmicos da Universidade de Brasília (UnB). Através de sistemática própria calculou-se o período adicional de tempo (considerado um tempo padrão) que estes alunos levaram para concluírem seus estudos, sendo este resultado confrontado com os percentuais de retenção utilizados pelo Ministério da Educação (MEC) para distribuição de recursos orçamentários. Na maioria das 18 áreas de conhecimento estudadas esta retenção real foi superior à retenção da Matriz MEC, assim, a partir desta diferença, mostrou-se o relevante efeito financeiro que a utilização dos mesmos traria sobre o orçamento de uma IFE. Os resultados apontam que o fator de retenção pode interferir no quantitativo de recursos orçamentários recebidos. No período avaliado (14 anos) esta diferença seria equivalente ao recebimento de um exercício. Também foi realizado teste estatístico, que, através da aplicação de regressões lineares múltiplas estimadas em Ordinary Least Squares (OLS) procuraram-se explicações para a variável dependente, no caso a diferença entre a retenção real obtida nos dados da UnB e aquela considerada pelo MEC para efeito de financiamento. Variáveis tais como quantitativo de docentes, tempo, percentual de aprovação e evasão se mostraram estatisticamente significantes para explicar, em determinadas áreas, as diferenças entre as taxas de retenção observadas e aquelas utilizadas pelo MEC. Face aos resultados obtidos recomendam-se algumas ações internas e externas que podem ajudar num melhor entendimento do fenômeno retenção. Nas propostas de novas políticas públicas ou na consolidação daquelas em fase de implantação o MEC deveria considerar a retenção. No âmbito interno da UnB sugere-se a adoção de alguns mecanismos de gerenciamento da retenção. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
One of the main challenges faced by the superior education in its traditional responsibility of offering teaching, research and service is the financing. This study has evaluated, in a federal higher education institution (IFE), the impact of the use of the concept of the classroom graduation student retention in the financing model of the public federal higher education. The real retention of 68.682 students that entered the Universidade de Brasília (University of Brasilia), UnB, within the period from 1993 to 2006, on a total of 28 semesters was measured. The data were collected with the academic registers of the university. Throughout our own systematic, the additional period of time (considered standard time) that those students took to conclude their studies was calculated, and that result was confronted with the retention percentage utilized by the Ministry of Education and Culture (MEC) for the distribution of budgetary resources. In most of the 18 knowledge areas studied, this real retention rate was higher than the retention from the MEC Matrix and, therefore, from this difference, the financial effect in which the utilization of this resources would bring to the budget of an IFE has shown to be relevant. The study concludes that the retention factor may interfere in the quantitative of budgetary resources received. In the period evaluated (14 years) this difference would match the receipt of an exercise. It was also performed an statistic test throughout the application of multiple linear regressions estimated in Ordinary Least Squares (OLS) in order to search for reasons to the dependent variable, in this case the difference between the real retention obtained in the data provided by the university and that considered by the MEC for financial effect. Variables such as instructors quantitative, time, approval and evasion percentage showed to be statistically significant to explain, in some areas, the differences between the retention rates observed and those used by the MEC. According to the results obtained, some internal and external actions that might help in a better understanding of the retention phenomena were recommended. Either in the proposal of new public politicies or in the consolidation of those in the implantation process, the MEC should consider the retention. In the internal scope of UnB, the adoption of some management mechanisms of retention.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2013.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
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