Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15048
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JoneJuniorNeresSouza.pdf5,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Experimentação no ensino noturno : uma proposta para o ensino de Química
Autor(es): Souza, Jone Júnior Neres
Orientador(es): Gauche, Ricardo
Assunto: Química - estudo e ensino
Química experimental
Laboratórios
Data de publicação: 29-Jan-2014
Referência: SOUZA, Jone Júnior Neres. Experimentação no ensino noturno: uma proposta para o ensino de Química. 2013. 167 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de ajudar professores que trabalham no Ensino Médio noturno e, que têm dificuldade em trabalhar o ensino de Química de forma contextualizada e interdisciplinar, para que eles possam desenvolver aprendizagens significativas. Em geral os professores tem dificuldades de ensinar Química de forma contextualizada, interdisciplinar além de não contar com laboratórios de Ciências, possui o número de alunos por sala longe do ideal, para o trabalho em laboratório. Como forma de superar estas dificuldades um conjunto de atividades de laboratório como algumas propriedades relacionadas à água foram desenvolvidas em uma abordagem interdisciplinar e contextualizada, incluindo aspectos relacionados à Ciências Tecnologia e Sociedade(CTS) a estratégia do ensino está descrita na dissertação. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research was developed aiming at helping the teaching of Chemistry in evening schools. In general, teachers have difficulties teaching chemistry in a contextualized and interdisciplinary approach. Additionally, most schools do not have science laboratories and the number of students per class is far from ideal. In order to overcome these difficulties, a set of laboratory activities related to some properties of water, were developed in a contextualized and interdisciplinary approach, including aspects related to Science, Technology and Society (STS). The teaching methodology is also described.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2013.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.