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Titre: Inserção social universitária : uma leitura psicodramática
Auteur(s): Auad, Juliana Cal
Orientador(es):: Conceição, Maria Inês Gandolfo
Assunto:: Pessoas com deficiência física
Inclusão social
Programa de Apoio aos Alunos com Necessidades Especiais
Psicodrama
Date de publication: 2007
Référence bibliographique: AUAD, Juliana Cal. Inserção social universitária: uma leitura psicodramática. 2007. 158 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Résumé: O presente trabalho se propôs a mapear as redes sociais de alunos universitários com deficiência física a partir de uma leitura psicodramática. O objetivo principal foi identificar de que forma o aluno vê o seu desempenho de papéis como forma de inclusão nos diferentes contextos por ele vivido. Para tanto, criou-se um instrumento inspirado no átomo social de Moreno (criador do Psicodrama) e no Mapa Mínimo, proposto por Sluzki (Psicologia Sistêmica), que se denominou átomo mínimo. A pesquisa contou com sete participantes com diferentes tipos de deficiência física, três mulheres e quatro homens. As idades variaram entre 23 e 40 anos, com média de 23,87 anos. Os participantes são solteiros e residem com sua família de origem. Os dados foram discutidos a partir da análise construtiva interpretativa proposta por González- Rey. Os resultados indicam que os participantes desempenham diferentes papéis na família e no ambiente de trabalho/estudo. Na esfera familiar, aqueles que sofreram lesões de origem traumática relatam melhora no relacionamento familiar após o acidente, enquanto os deficientes com doenças crônicas relatam dificuldade com relação à superproteção dos pais. A universidade foi apontada como um local em que os deficientes físicos puderam testar seus limites e desenvolver laços de amizade. A maior dificuldade de inserção relatada diz respeito ao problema de locomoção dentro do campus, em que o Programa de Apoio aos Alunos com Necessidades Especiais - PPNE desempenha um papel relevante. Como possibilidades de melhoria no programa, foram apontadas a ampliação do acesso ao transporte, a ampliação do horário de atendimento para o turno noturno e a criação de um espaço de convivência. O desejo de ter um relacionamento amoroso e as dificuldades implicadas pela deficiência foram destacados pelos participantes. Nenhum dos entrevistados relatou dificuldades de inserção no mercado de trabalho, o que pode ser justificado pela reserva de vagas nos concursos públicos e pela qualificação profissional. Depreende-se das falas, incerteza quanto o futuro e dificuldade de planejamento, relacionados às limitações que a deficiência física impõe, e ao alcance de objetivos de vida dos participantes. Percebe-se a necessidade de mais subsídios para políticas de inclusão universitária. Sugere-se maior investimento em ações que promovam uma expansão na rede de vínculos principalmente nos contextos universitários e comunitário, e que sejam promovidas ações que mobilizem a universidade como um todo na promoção da inclusão. Sugere-se ainda investigar o grupo de pessoas com necessidades especiais que não contam com o apoio do PPNE, a fim de investigar sua percepção acerca da inserção na vida universitária, e identificar as possíveis causas para essa não procura do programa. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aims to investigate the social networks of handicaps colleges students from a psychodramatic read. The principal objective was to identify how the student sees his performance as a inclusion in different contexts. To reach this goal, a new instrument was created, called átomo mínimo. This instrument was proposed from the similarity of the social atom from Moreno (the father of Psychodrama) and the minimal map from Sluzki (Systemic Psychology). The interview and the instrument was applied in seven students, three women and four men, with 23 to 40 years-old. Participants are single and live with their family. Data was discussed from the interpretative constructive analysis proposed by González-Rey. Results indicate that handicaps develop different roles in their families and at their work/college. Although students with spinal cord injury showed improves in the relationship with their families, those with chronic ills have to deal with the overprotection of their parents. The university showed to be a place where handicaps could test their limits and develop friendship. Their bigger difficulty for the inclusion in the university was the problem of locomotion inside the campus, in which PPNE is very helpful. This program of UnB can improve extending the access to transport, the schedule to cover night and creating a space for co-existence. The desire to engage a romantic relationship and the difficulties implied by their condition was pointed by the participants. Any participant had difficulties on getting a job, what can be explained by the reserve of vacant in the public service and their professional qualification. It was noticed the uncertainty of the future and the difficulty of planning, related to the limitation imposed by their physical problems and also by the fact that some of them have already reached their goals. It is evident the importance of fees for inclusion politics in university. Future research can investigate the perception of handicaps that do not use the help that the university has to give them and the reason of their attitude.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, 2007.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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